Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59586
Type: Artigo de Periódico
Title: O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
Other Titles: The creation process as methodology: the classroom of body studies for the actor
Authors: Mônica Medeiros Ribeiro
Dayane Lacerda Queiroz
Abstract: A prática corporal do ator, no âmbito do bacharelado em Teatro, tem seu lugar privilegiado nas disciplinas destinadas ao treinamento corporal, que compõem os currículos de graduação em Teatro no Brasil. Danças, práticas somáticas, treinamentos orientais, mímesis corpórea, mímica corporal dramática, técnicas circenses, práticas da pré-expressividade, capoeira, experiências da tradição são fontes recorrentes para a elaboração de treinamentos corporais para o estudante de teatro. Observamos a necessidade de vincular os treinamentos corporais ao processo de criação da cena propriamente dita. Por meio deste artigo, apresentamos o relato e problematização da experiência docente no processo de criação gestual, como parte do treinamento corporal, a partir do que denominamos narrativas do eu para a composição de uma cena teatral no âmbito sala de aula de Estudos Corporais, do bacharelado em Teatro da XXXX. Com o objetivo de promover a reflexão acerca do processo de criação como metodologia, recorremos à análise e interpretação dos registros dos cadernos de professor e à rememoração da disciplina de Estudos Corporais. A partir das narrativas do eu, os estudantes cartografaram acontecimentos vivenciados e corporificaram o rememorar em partituras de movimentos. O processo de criação, composto pela experimentação e cartografia, revelou a necessidade da presença desejante dos estudantes e do trabalho com o não saber por parte do professor.
Abstract: The actor’s corporal practice, in the scope of bachelor courses in Theater, has its privileged place in disciplines aimed at corporal training, which are part of the curriculum of such courses in Brazil. Dances, somatic practices, eastern trainings, corporeal mimesis, dramatic corporal mime, circus techniques, pre-expressive practices, capoeira and experiences from the tradition are recurrent sources in the development of corporal trainings for Theater students. We have noticed the necessity of linking corporal trainings to the creation process of the scene itself. In this article, we present a report and the questioning of the teaching experience in the process of gestural creation, as part of the corporal training starting from what we denominate “narratives of the self” for the composition of a theatrical scene in the scope of Body Studies classroom in the bachelor course in Theater of School of Fine Arts, Federal University of Minas Gerais. Aiming at promoting the reflection regarding the process of creation as a methodology, we resort to the analysis and the interpretation of professor’s notebooks records and to the recollection of the discipline Body Studies. Starting from the narratives of the self, the students mapped situations they experienced and they embodied recollections into scores of movements. The creation process, composed by experimenting and mapping, revealed the necessity of the willing presence of the students and of the professor’s work with the not knowing.
Subject: Metodologia como assunto
Processo de criação
Teatro
Docentes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074
URI: http://hdl.handle.net/1843/59586
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/25074
metadata.dc.relation.ispartof: Repertório
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.