Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59674
Type: Artigo de Evento
Title: O uso combinado de AVA e mapas conceituais na construção do conhecimento
Authors: Dayenne Godoy Pellucci Maciel
Iasmin Rabelo de Queiroz
Janice Henriques da Silva Amaral
Abstract: Por sua reconhecida eficácia na promoção da aprendizagem, os Mapas Conceituais foram eleitos como ferramenta para complementação do processo de ensino/aprendizagem e implementados como atividade avaliativa em disciplinas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Mapas Conceituais consistem em uma ferramenta de representação gráfica do conhecimento, criado por Joseph Novak e seu grupo de pesquisa em 1972, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter educacional e tecnológico. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos estudantes quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem para aplicação de Mapas Conceituais, nos anos de 2015 a 2017. Pretende-se também contribuir para reaplicação em outras áreas comunicando os problemas e sucessos em relação ao ambiente virtual nesse mesmo período. Ao final de cada semestre de aplicação, questionários direcionados aos estudantes foram disponibilizados para preenchimento on-line e facultativo. Durante os três anos em questão, foram atendidos cerca de 1700 estudantes das disciplinas referentes ao conteúdo de Anatomia Humana, Biologia Celular, Citologia e Histologia de diferentes cursos, e, desses, 790 responderam ao questionário, 47% do total. A análise estatística foi realizada como o suporte do software SPSS, e mostrou que 49% dos estudantes apresentaram dificuldades de navegação e realização das atividades no ambiente em algum momento, e apesar disso, 74% afirmou que a metaturma no AVA facilitou o desenvolvimento das atividades do referido Projeto. Os resultados reforçam a necessidade de uma intervenção no planejamento didático para melhoria da navegação do ambiente virtual. Os dados obtidos têm potencial para guiar ações futuras, como a reestruturação da metaturma e a formulação de uma proposta de modelo de aplicação dos MC através de AVA.
Subject: Aprendizagem
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59674
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://mestrados.uemg.br/ppgeduc-anais-6-seminario/category/134-6-eixo-i-culturas-memorias-e-linguagens-em-processos-educativos
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Educação e Formação Humana, e Simpósio Educação, Formação e Trabalho
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O uso combinado de AVA e mapas conceituais na construção do conhecimento.pdf25.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.