Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59711
Type: Dissertação
Title: O uso da biografia de Darwin para a construção de conceitos de evolução Biológica: uma proposta de sequência didática
Authors: Flávia Rodrigues
First Advisor: M^nica Bucciarelli Rodriguez
Abstract: O conteúdo da Evolução no ensino médio é muito importante, mas passa por momentos de muita dificuldade em sua abordagem na escola. Entre as barreiras que impedem o seu aprendizado estão à interferência da visão religiosa, a incompreensão do método científico e da própria teoria evolucionista, além do medo e insegurança dos docentes em abordar o tema. A pesquisa desenvolvida neste trabalho teve como objetivo principal propor e aplicar uma Sequência Didática (SD) com caráter investigativo utilizando a biografia de Darwin como meio de aprendizado de conceitos da Evolução Biológica (EB) para alunos do ensino médio. Os elementos para avaliação da SD pela perspectiva dos estudantes foram coletados usando-se questionários semi estruturados, o pré-teste e pós-teste, contendo tirinhas de caráter científico e abordando o tema da Evolução Biológica (EB). A SD foi construída contendo 7 etapas, e a sua aplicação aconteceu em um trimestre, tendo como público participante estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Contagem/ MG. Forma observados comportamentos atitudinais, além da avaliação do processo de aprendizagem através da comparação das respostas dos questionários pré e o pós-teste com o objetivo de verificar a aplicação e eficácia da SD em sala de aula. Como metodologia de análise dos dados coletados, incluindo as anotações do diário de bordo, foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Embora tenham sido detectados estudantes criacionistas, as respostas do pré-teste mostraram grande maioria tem na ciência o porto seguro para explicar a EB, mas sem compreender como se dá o processo que permite a diversidade biológica. Ao final da aplicação da SD, detectou-se pelas respostas do pós-teste, que os estudantes conseguiram estabelecer e união entre as teorias de Darwin e a Genética para explicar a EB, mas sem conseguir abandonar o conceito de adaptação induzida. Os estudantes gostaram da SD, sendo que a etapa do jogo da sistematização e a busca pelo perfil de Darwin foram as mais apreciadas. Embora o ensino de EB seja um grande desafio sua importância estimula para que continuemos a provocar reflexões sobre como abordá-lo em sala de aula. Mesmo com o sucesso parcial da SD, foi possível avançar na construção de novas estratégias, servindo como fonte de inspiração para outros professores usarem em sala de aula.
Abstract: The content of Evolution is very important in High School education, although facing huge challenges, especially because the interference of religious vision, that contribute to put the teachers on an uneasy and sometimes fearful position. Beyond that, the misunderstanding of the scientific method and the mistaken ideas on evolutionary theory itself, that are popularly spread, are key points to be overcome. The research eveloped in this work had as main objective to organize and use on High School classrooms a Didactic Sequence (DS) with an investigative approach, using Darwin’s biography for teaching concepts of Biological Evolution (BE). For collecting student elements for learning evaluation and satisfaction, semi-structured questionnaires were created (pre-test and the post-test), containing comic strips of a scientific nature and addressing the theme of Biological Evolution (BE). The DS had 7 parts, and used for teaching senior High School students (on the 3rd year) from a public school in the city of Contagem/MG. Attitudinal student behavior were observed in addition to the assessment of the learning process by comparing the answers of the pre-test and the post-test questionnaires to evaluate the learning promoted by the DS. Bardin’s content analysis (1977) was used for analyzing the qualitative data, including the notes in the log book. The pre-test answers showed that even with the presence of “creationist” students, the majority of the students see in science a reliable way to explain BE, although without having the understanding of how the biological diversity process takes place. After the end of the SD, according to the post-test answers, the students were able to establish links between Darwin’s theories and Genetics to explain BE, but without being able to learn that the concept of induced adaptation is wrong. The students liked learning with the DS, and the systematization game and the search for Darwin’s profile were the most liked steps. Although still considering that teaching BE is a great challenge, its importance stimulates to continue provoking reflections on strategies for approaching this matter in the classroom. Even with the partial success of DS, it was possible to advance in the construction of new strategies, hopefully being a source of inspiration for other teachers use in classroom.
Subject: Ensino - Biologia
Evolução Biológica
Plano de aula
Pesquisa científica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/59711
Issue Date: 23-Sep-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Flávia Versão Final Homologada.pdfTrabalho de Conclusão de Mestrado - Flávia Rodrigues12.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons