Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59756
Type: Artigo de Periódico
Title: Estratégias avaliativas no ensino de organização da informação no curso de biblioteconomia
Other Titles: Evaluation strategies in the teaching of information organization in the librarianship
Authors: Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Célia da Consolação Dias
Gercina Ângela de Lima
Elisângela Cristina Aganette
Cíntia de Azevedo Lourenço
Abstract: A formação brasileira em Biblioteconomia é oferecida como curso de ensino superior. E geral compreende os processos de ensino como dois elementos complementares: teoria e prática. Discute as estratégias de avaliação em disciplinas de organização da informação. Discorre sobre o processo avaliativo a partir de três funções: diagnóstica (nível de conhecimento prévio); formativa (nível de aprendizagem, num contínuo); somativa (classificação do desempenho individual em relação ao nível coletivo e ao idealizado). A metodologia tem abordagem exploratória, descritiva e qualitativa. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura em quatro etapas: mapeamento de atividades avaliativas no ensino superior; descrição e discussão das atividades levantadas; discussão das estratégias avaliativas em relação às disciplinas de organização da informação; proposta de um modelo avaliativo com interlocução com a teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados demonstraram que a avaliação é um processo essencial no ensino-aprendizagem, e que está ligada à construção de conhecimento pelos sujeitos envolvidos. Conclui-se que refletir sobre a avaliação é primordial para o planejamento didático-pedagógico de um curso de ensino superior, como um todo, e, em específico, do planejamento de suas disciplinas.
Abstract: Brazilian education in Librarianship is offered as a higher education course and understands the teaching processes as two complementary elements: theory and practice. This study presents didactic-pedagogical references for hybrid evaluation, focusing on the activities of disciplines in the information organization axis. The evaluation process is discussed from three functions: diagnostic (level of previous knowledge); formative (level of learning, in a continuum); summative (classification of individual performance in relation to the collective and idealized level). The methodology has an exploratory, descriptive, and qualitative approach. A narrative review of the literature was carried out in four stages: mapping of evaluative activities in higher education; description and discussion of the activities raised; discussion of the evaluative strategies in relation to the disciplines of information organization; proposal of an evaluative model in interlocution with the Meaningful Learning theory. The results show that evaluation is an essential process in teaching-learning, being linked to the construction of knowledge by the subjects involved.It is concluded that reflecting on the evaluation is primordial to the didactic-pedagogical planning of a higher education course, specifically in the planning of its disciplines.
Subject: Educação
Biblioteconomia
Gestão da informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59756
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1697
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.