Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCláudia Maria Alves Vilhenapt_BR
dc.creatorCelia da Consolação Diaspt_BR
dc.date.accessioned2023-10-19T19:51:54Z-
dc.date.available2023-10-19T19:51:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage193pt_BR
dc.citation.epage220pt_BR
dc.identifier.issn1981-5344pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59757-
dc.description.abstractThis paper addresses theoretical issues surrounding the thematic information literacy aimed at museum professionals. The museum, it social function, museum professionals and information literacy are discussed. Its objective is to propose an information literacy model for museum professionals, based on the standards, performance indicators and desirable results proposed by Belluzzo (2007). The methodological procedures were built through a literature review, of a qualitative nature. The applicability was based on a closed questionnaire, in order to identify and recognize the information literacy of museum professionals. The research findings indicated that, for the application of information literacy models, they must be preceded by a survey (diagnosis) of the situation of each institution regarding the use of information, as well as the informational resources available. The conclusion highlighted that there is no single, closed and inflexible information literacy model to be developed in museums and in the workforce. On the contrary, the model must always meet the specific informational needs of each museum and its professionals.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda questões teóricas que circundam a temática competência em informação voltada para os profissionais de museus. São discutidos o museu, sua função social, profissionais de museus e a competência em informação. Tem por objetivo propor um modelo de competência em informação para os profissionais de museus, com base nos padrões indicadores de desempenho e resultados desejáveis propostos por Belluzzo (2007). Os procedimentos metodológicos foram construídos por meio de uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. A aplicabilidade se deu por um questionário fechado para identificar e reconhecer a competência em informação dos profissionais de museus. Os achados da pesquisa indicaram que, para a aplicação de modelos de competência em informação, eles devem ser precedidos de um levantamento (diagnóstico) da situação de cada instituição frente ao uso da informação, bem como dos recursos informacionais disponíveis. A conclusão destacou que não existe um modelo único de competência em informação, fechado e inflexível a ser desenvolvido nos museus e na equipe de trabalhadores. Ao contrário, um modelo deve sempre atender às necessidades informacionais específicas de cada museu e de seus profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectProfissional da informação em museupt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectPadrões e/ou indicadores da competência em informaçãopt_BR
dc.subject.otherMuseuspt_BR
dc.subject.otherCientistas da informaçãopt_BR
dc.subject.otherCompetência em informaçãopt_BR
dc.titleO uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museuspt_BR
dc.title.alternativeThe use of the basic standards and/or performance indicators of information competence proposed by Belluzzo (2007) in the daily work practice of information professionals in museumspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40003pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8682-4403pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.