Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59788
Type: Monografia (especialização)
Title: Gamificação para o desenvolvimento dos multiletramentos na formação de professores
Authors: Jociane Marques da Silva Moreira
First Advisor: Francis Arthuso Paiva
First Referee: Allana Mátar de Figueiredo
Second Referee: Magalí Elisabete Sparano
Abstract: Em meio ao cenário pandêmico, vivido pelo mundo em decorrência da COVID-19, professores encararam um mundo digital do dia para a noite. Buscaram tutoriais de ajuda sobre as novas tecnologias, e até mesmo, entraram no mundo digital dos alunos por meio dos jogos. A gamificação é uma das metodologias ativas presente no Ensino Híbrido e Remoto, e é uma forma de engajar os alunos. Futuros professores e estudantes do curso de Letras de uma Universidade particular da região Leste de São Paulo, participantes do projeto Residência Pedagógica, e que nunca entraram em uma sala de aula presencial, tiveram a oportunidade de serem orientados por sua preceptora a desenvolverem trilhas gamificadas, enfatizando a importância do desenvolvimento da capacidade crítica de leitores para que interpretem e produzam textos constituídos por cores, sons, imagens, movimentos. Essas práticas de multiletramentos proporcionaram aos residentes uma formação específica em sua área de trabalho, com o objetivo de enriquecer seu conhecimento e tornar suas aulas mais atrativas, dinâmicas e significativas.
Abstract: Amidst the pandemic scenario, experienced by the world as a result of COVID-19, teachers faced a digital world overnight. They sought help tutorials on new technologies, and even entered the students' digital world through games. Gamification is one of the active methodologies present in Blended and Remote Learning, and it is a way to engage students. Future teachers and students of the Literature course at a private university in the eastern region of São Paulo, participants in the Pedagogical Residence project, and who had never entered a face-to-face classroom, had the opportunity to be guided by their preceptor to develop gamified tracks, emphasizing the importance of developing the critical capacity of readers to interpret and produce texts consisting of colors, sounds, images, movements. These multiliteracy practices provided residents with specific training in their work area, with the aim of enriching their knowledge and making their classes more attractive, dynamic and meaningful.
Subject: Leitura – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/59788
Issue Date: 5-Jul-2022
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

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