Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/59826
Tipo: Artigo de Evento
Título: Caracterização da interação do domínio n-terminal da tetracenomicina ARO/CYC com ligantes por RMN
Autor(es): Veronica Silva Valadares
Adolfo Henrique de Moraes Silva
Luan Carvalho Martins
Mariana Torquato Quezado de Magalhães
Ana Paula Valente
Elio Anthony Cino
Resumen: A tetracenomicina aromatase/ciclase (TcmN) é uma enzima presente em Streptomyces glaucescens envolvida na ciclização, aromatização e enovelamento de policetídeos. Os policetídeos aromáticos são uma importante classe de metabólitos secundários produzidos por certas bactérias, fungos e plantas com várias atividades biológicas e farmaceuticas. Foi proposto um mecanismo no qual a termodinâmica e o equilíbrio conformacional da TcmN modulam sua função enzimática favorecendo a ligação do ligante e evitando a agregação da enzima. Existem poucos ensaios experimentais caracterizando a interação de TcmN com ligantes, e, para entender melhor o mecanismo catalítico da TcmN, esta pesquisa tem como objetivo investigar o mecanismo de reconhecimento molecular da TcmN com moléculas análogas a intermediários e ao produto, e compreender o papel da dinâmica conformacional da TcmN em sua função enzimática. A TcmN foi produzida por expressão heteróloga, purificada e preparada para as condições ideais experimentais. A interação com os ligantes foi avaliada por experimentos de ressonância magnética núclear (RMN) de relaxamento do 15N, de diferença de transferência de saturação por RMN (STD), perturbação de deslocamento químico 1H-15N (CSP) e simulações de dinâmica molecular (MD). O sítio de ligação da naringenina, mapeado por experimentos de CSP, localiza-se na cavidade central da TcmN. O complexo TcmN-naringenina foi modelado a partir das informações experimentais de CSP e STD. A dinâmica conformacional na escala de tempo μs-ms foi detectada por experimentos de relaxamento do 15N em resíduos da cavidade catalítica da TcmN em seu estado ligado com a naringenina. Dois confôrmeros predominantes representando os estados de cavidade aberta e fechada foram observados nas simulações de MD, e os resultados sugerem que a interação com o intermediário altera a população de conformação da TcmN para um estado aberto. Os resultados fornecem informações sobre a base molecular do reconhecimento de substrato e ajudam a delinear o mecanismo catalítico da TcmN.
Asunto: Enzimas
Espectroscopia de ressonancia nuclear
Aromatase
Ciclização
Policetídeos
Tetraciclina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/59826
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/jornada-auremn-2022/trabalhos/caracterizacao-da-interacao-do-dominio-n-terminal-da-tetracenomicina-arocyc-com?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Jornada Brasileira de Ressonância Magnética
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.