Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59842
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Barreiras à internacionalização de docentes do ensino superior |
Other Titles: | Barriers to the internationalization of higher education professors |
Authors: | Anna Clara Silva Rodrigues André Luiz Mendes Athayde |
Abstract: | O presente artigo teve como objetivo explorar os pontos de vista de docentes do ensino superior quanto às barreiras à internacionalização de suas atividades acadêmicas. Dois grupos de docentes foram formados - muito e pouco internacionalizados - os quais foram entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. Adotou-se a técnica de Análise de Conteúdo para análise dos dados e comparação dos dois grupos, por meio de um diálogo teórico-empírico. Os obstáculos à internacionalização destacados pelos docentes variaram desde dificultadores de nível institucional, como a excessiva burocracia interna da instituição de ensino superior (IES), a falta de subsídio financeiro e a não uniformidade do fomento à internacionalização entre os diversos campi e unidades acadêmicas da universidade, até dificultadores de nível individual, tais como a falta de interesse do docente em se internacionalizar, a priorização de outras atividades, a falta de proficiência em língua estrangeira e questões familiares. Outrossim, foram levantadas sugestões para que a internacionalização seja fomentada em organizações de educação superior, de acordo com as perspectivas dos docentes. Mesmo que os resultados deste estudo não possam ser generalizados a todas as instituições de ensino superior no Brasil, almeja-se que a presente pesquisa tenha aprofundado a reflexão acerca da internacionalização de docentes no nível de análise individual. |
Abstract: | This article aimed to explore the opinions of higher-education professors regarding the barriers to the internationalization of their academic activities. Two groups of professors were formed - much and little internationalized - who were interviewed using a semi-structured script. The Content Analysis technique was adopted for data analysis and the two groups were compared through a theoretical-empirical dialogue. The obstacles to internationalization highlighted by the professors ranged from institutional-level difficulties, such as the excessive internal bureaucracy of the institution, the lack of financial subsidies, and the non-uniform promotion internationalization among the various campuses and academic units of the university, as well as individual-level difficulties, such as the professors’ lack of interest in internationalizing, prioritization of other activities, the lack of proficiency in a foreign language, and family issues. Furthermore, suggestions were raised for internationalization to be promoted in higher education institutions, according to the perspectives of professors. Even though the results of this study cannot be generalized to all higher education institutions in Brazil, it is hoped that the present research has deepened the reflection about the internationalization of professors at the individual level of analysis. |
Subject: | Universidades e faculdades Professores universitários Educação internacional |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i3.3841 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59842 |
Issue Date: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.atitus.edu.br/index.php/REBES/article/view/3841/3032 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Ensino Superior |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Barreiras à internacionalização de docentes do ensino superior.pdf | 271.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.