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dc.creatorLuiz Carlos Day Gamapt_BR
dc.creatorAndré Braz Golgherpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-23T20:09:03Z-
dc.date.available2023-10-23T20:09:03Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume36pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage302pt_BR
dc.citation.epage325pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-51963pt_BR
dc.identifier.issn1983-1994pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59852-
dc.description.abstractWe aim to analyze the relationship among the mode of transportation and time spent on home-work commuting. It is assumed that the regions of residence and work have inflluence on decision of the modal of commuting. Results show that in areas with high probability of workers using private transportation, they also present a high probability of using public transportation. Choice for private transportation is linked to the worker level of education and income. Three alternatives are suggested for accessibility improvements: introduction of tolls; increase in exclusive bus lanes; at peak times, exclusive lanes for cars with a minimum number of passengers.pt_BR
dc.description.resumoObjetiva-se analisar a relação entre modo de transporte utilizado e tempo gasto no deslocamento casa-trabalho na RMSP. Supõe-se que regiões de residência e trabalho exerçam influência na decisão de modal de deslocamento. Os resultados mostram que: áreas com probabilidade elevada dos trabalhadores utilizarem transporte privado também apresentam elevada probabilidade de utilização de transporte coletivo; a escolha por transporte privado é atrelada ao nível de instrução e renda do trabalhador. Sugerem-se três alternativas para melhorias de acessibilidade: introdução de pedágios; aumento de faixas exclusivas para ônibus; em horários de pico, faixas exclusivas para carros com um número mínimo de ocupantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Economia Ensaios-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectComutaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subject.otherSão Paulopt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.titleModo de transporte e tempo de comutação na RMSPpt_BR
dc.title.alternativeTransportation mode and commuting time in the Metropolitan Region of São Paulopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/51963pt_BR
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