Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59920
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Finanças pessoais: uma comparação transcultural entre o Brasil e os Estados Unidos
Título(s) alternativo(s): Personal fiance: a cross-cultural comparison between Brazil and The United States
Autor(es): André Luiz Mendes Athayde
Guilherme Afonso de Freitas Rocha
Resumo: O presente estudo objetivou testar diferenças estatisticamente significantes nas finanças pessoais de brasileiros e americanos, discutindo diferenças à luz de características da cultura nacional. Baseando-se na revisão de literatura, estabeleceram-se três hipóteses para serem testadas. Dados de 1.486 brasileiros e de 2.232 americanos foram analisados e submetidos a testes estatísticos de comparação de médias. Dentre os achados, americanos consideraram a economia de dinheiro e de bens como uma das qualidades mais importantes a ser ensinada às crianças, em maior intensidade que brasileiros. Americanos apresentaram maior concordância que brasileiros com a afirmação de que a acumulação de riqueza somente é possível às custas de outras pessoas, apontando um perfil financeiro mais individualista. Concernente à importância dada a ser rico, brasileiros consideraram essa variável mais importante que americanos, apontando valorização de símbolos de status e poder. Os resultados se mostraram compatíveis com características da cultura nacional brasileira e estadunidense, salientando a importância de se investigarem finanças pessoais com uma abordagem transcultural, não comumente explorada na literatura. Por fim, implicações da pesquisa foram apresentadas, bem como sugeridos estudos ulteriores.
Abstract: The present study aimed to test statistically significant differences in the personal finances of Brazilians and Americans, discussing differences in the light of characteristics of the national culture. Based on the literature review, three hypotheses were established to be tested. Data from 1,486 Brazilians and 2,232 Americans were analyzed and subjected to statistical tests to compare means. Among the findings, Americans considered saving money and goods as one of the most important qualities to be taught to children, to a greater extent than Brazilians. Americans showed greater agreement than Brazilians with the statement that the accumulation of wealth is only possible at the expense of other people, pointing to a more individualistic financial profile. Concerning the importance given to being rich, Brazilians considered this variable more important than Americans, pointing to the valorization of symbols of status and power. The results were shown to be compatible with characteristics of Brazilian and American national culture, highlighting the importance of investigating personal finances with a cross-cultural approach, not commonly explored in the literature. At last, implications of the research were presented, as well as suggested further studies.
Assunto: Finanças pessoais
Educação financeira
Administração financeira
Estudos interculturais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59920
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.una.br/reuna/article/view/1347
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Reuna
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