Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577965193482567pt_BR
dc.contributor.referee1Andréa de Paula Xavier Vilelapt_BR
dc.creatorHuliane de Sousa Pintopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T13:40:21Z-
dc.date.available2023-10-24T13:40:21Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59926-
dc.description.abstractThe educational practices in Visual Arts addressed in this Monograph propose to relate teaching and learning about drawing and painting with artistic making. The central objective is to analyze the practices developed with the students of the Quinto Alves Tolentino State School after the period of the world pandemic, Covid-19. The methodology used is based on the studies of researcher Ana Mae Barbosa and her triangular approach that proposes reading, contextualization and artistic making. From this, the present research wants to present reflections and analyze the productions of the students through the activities that were proposed by the teacher and their contributions to the teaching and learning of the students in relation to the development of creativity, expression, artistic interest and belonging.pt_BR
dc.description.resumoAs práticas educativas em Artes Visuais abordadas na presente Monografia propõe relacionar o ensino e aprendizado sobre o desenho e a pintura com o fazer artístico. O objetivo central é analisar as práticas desenvolvidas com os alunos da Escola Estadual Quinto Alves Tolentino após o período de pandemia mundial, a Covid-19. A metodologia utilizada se baseia nos estudos da pesquisadora Ana Mae Barbosa e sua abordagem triangular que propõe a leitura, contextualização e o fazer artístico. A partir disso, a presente pesquisa deseja apresentar reflexões e analisar as produções dos alunos através das atividades que foram propostas pelo professor e suas contribuições para o ensino aprendizado dos alunos em relação ao desenvolvimento da criatividade, expressão, interesse artístico e pertencimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titlePráticas educativas em artes visuais: ensino, aprendizado e o fazer artísticopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.