Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59945
Type: Artigo de Periódico
Title: Ações lúdico-educativas para o enfrentamento da doença dengue em cinco escolas públicas da grande Belo Horizonte: uma análise a partir da categoria sexo
Other Titles: Acciones lúdico-educativas para el enfrentamiento de la enfermedad dengue en cinco escuelas públicas de la gran Belo Horizonte: un análisis desde la categoría sexo
Authors: Marcel Freitas
Adla Betsaida Martins Teixeira
Abstract: O artigo discute resultados de uma pesquisa realizada entre 2010 e 2015 sobre conhecimentos acerca da doença dengue entre discentes de três escolas públicas em Sete Lagoas e duas em Belo Horizonte através da análise comparativa por sexo. Os sujeitos do estudo foram alunos dos ensinos Fundamental e Médio e os dados foram coletados por intermédio de um mesmo questionário aplicado antes e depois de um procedimento lúdico, o Jogo da Dengue. A iniciativa foi desenvolvida pela Equipe Educação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue, INCT-UFMG. Foram investigados os conhecimentos dos estudantes sobre a doença a partir de quatro eixos temáticos: 1- ações domésticas e ações comunitárias; 2- ações político-sociais e ações governamentais; 3- aspectos biomédicos; 4- aspectos geográficos e climáticos. Em geral os índices de conhecimentos femininos foram superiores aos masculinos em três dos quatro eixos, especialmente no ensino fundamental. No Ensino Médio os percentuais de acertos dos meninos subiram, porém, ainda ficaram inferiores aos femininos, exceto no quesito aspectos geográficos e climáticos.
Abstract: El artículo discute resultados de un estudio hecho entre 2010 y 2015 sobre conocimientos acerca de la enfermedad dengue entre alumnos de tres escuelas públicas en Sete Lagoasy dos escuelas en Belo Horizontea través de análisis comparativo por sexo. Los actores de la investigación fueron alumnos de los niveles primarioy secundario y los datos fueron recolectados por medio de una misma encuestaaplicada antes y después de una actividad lúdica, el Jogo da Dengue (El Juego dela Dengue). La iniciativa fue desarrollada por el Equipo Educación del Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue, INCT-UFMG. Fueron pesquisados los conocimientos de estudiantes sobre la enfermedad en cuatro ejes temáticos: 1-acciones domésticas y acciones comunitarias; 2-acciones político-sociales y acciones gubernamentales; 3-aspectos biomédicos; 4-aspectos geográficos y climáticos. De modo general los índices de conocimientos femeninos fueron superiores a los masculinos en tres de los cuatro ejes, sobretodo en el nivel primario de enseñanza. En la enseñanzasecundariolos porcentuales de aciertos de los niños subieron, pero, aún quedaron más bajos que los femeninos, excepto en el quesito aspectos geográficos y climáticos.
Subject: Educação
Relações de gênero
Saúde coletiva
Dengue
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.9938
URI: http://hdl.handle.net/1843/59945
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9938/8766
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.