Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59987
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dc.creatorVerônica Lameirapt_BR
dc.creatorAndré Braz Golgherpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T21:33:21Z-
dc.date.available2023-10-24T21:33:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1002/psp.2526pt_BR
dc.identifier.issn1544-8452pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59987-
dc.description.abstractEste artigo investiga associações entre migração e deslocamento intermunicipal para o trabalho na Região Metropolitana de São Paulo com dois objetivos principais: determinar se existe uma conexão entre a realocação de longo prazo e as viagens diárias e determinar se essa relação é dependente da distância. do processo migratório. A estratégia empírica baseia-se na estimação de modelos probit univariados e bivariados aplicados aos microdados do Censo Demográfico Brasileiro de 2010. Foram analisadas diferentes características socioeconômicas e demográficas, como sexo, idade, estado civil, arranjos domiciliares e características do mercado de trabalho. associados tanto ao deslocamento intermunicipal quanto à migração. Além disso, as associações entre deslocamento intermunicipal e migração dependem da distância da migração. Observou-se que o deslocamento intermunicipal e a migração intrametropolitana são complementares, enquanto o deslocamento e a migração de longa distância são substitutos.pt_BR
dc.description.resumoThis paper investigates associations between migration and inter-municipal commuting to work in the Metropolitan Region of São Paulo with two main objectives: to determine whether a connection exists between long-term relocation and daily travel and to determine whether this relationship is dependent on the distance of the migratory process. The empirical strategy is based on the estimation of univariate and bivariate probit models applied to microdata of the Brazilian Demographic Census of 2010. Different socio-economic and demographic characteristics, such as sex, age, civil status, household arrangements and labour market features, were associated with both inter-municipal commuting and migration. Moreover, associations between inter-municipal commuting and migration depended on the distance of migration. It was observed that inter-municipal commuting and intrametropolitan migration are complementary, whereas commuting and longer distance migration are substitutes.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPopulation, Space and Place-
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectCommutingpt_BR
dc.subjectIntrametropolitanpt_BR
dc.subjectMetropolitan Region of Sao Paulopt_BR
dc.subjectMigrationpt_BR
dc.subject.otherMigraçãopt_BR
dc.subject.otherSão Paulopt_BR
dc.titleAssociations between migration and commuting to work in the metropolitan region of São Paulopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/psp.2526pt_BR
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