Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarlos Eduardo Suprinyakpt_BR
dc.creatorRamón Vicente García Fernándezpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T21:48:26Z-
dc.date.available2023-10-24T21:48:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume53pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage893pt_BR
dc.citation.epage924pt_BR
dc.identifier.doi10.1215/00182702-9395100pt_BR
dc.identifier.issn0018-2702pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59989-
dc.description.abstractA economia enquanto disciplina académica foi transformada na América Latina durante as décadas de 1960 e 1970, quando muitos países da região receberam apoio financeiro e académico de instituições dos EUA, aparentemente destinadas a “modernizar” os padrões de formação e investigação neste domínio. Embora o Chile continue a ser o caso mais conhecido, acontecimentos semelhantes ocorreram na Argentina, na Colômbia, no México e noutros locais. No Brasil, a reestruturação da economia derivou grande parte da sua força de um acordo de cooperação assinado entre a Universidade Vanderbilt e a Universidade de São Paulo, apoiado financeiramente pela USAID e pela Fundação Ford. Este artigo recupera as origens dessa parceria no pós-guerra, o processo pelo qual ela foi implementada durante a década de 1960 e sua influência na remodelação dos padrões acadêmicos brasileiros. Assim como a Universidade de Chicago deixou uma marca duradoura na economia chilena, Vanderbilt também se tornou um ponto de referência abrangente para o desenvolvimento futuro da disciplina no Brasil. No entanto, diferentes actores, instituições e contextos acabaram por produzir resultados bastante distintos em cada caso.pt_BR
dc.description.resumoEconomics as a scholarly discipline was transformed in Latin America during the 1960s and 1970s, when many countries in the region received financial and academic support from US institutions ostensibly aimed at “modernizing” the standards of training and research in the field. Even though Chile remains the most well-known case, similar developments took place in Argentina, Colombia, Mexico, and elsewhere. In Brazil, the restructuring of economics derived much of its strength from a cooperation agreement signed between Vanderbilt University and the University of São Paulo, financially backed by USAID and the Ford Foundation. This article recovers the early postwar origins of this partnership, the process through which it was implemented during the 1960s, and its influence in reshaping Brazilian scholarly standards. Just as the University of Chicago left a lasting mark on Chilean economics, Vanderbilt also became a pervasive point of reference for the future development of the discipline in Brazil. Different actors, institutions, and contexts, however, ultimately produced quite distinct results in each case.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofHistory of Political Economy-
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectVanderbilt Universitypt_BR
dc.subjectFord Foundationpt_BR
dc.subjectReynold Carlsonpt_BR
dc.subjectUSAIDpt_BR
dc.subjectUniversity of São Paulopt_BR
dc.subjectSociology of Economicspt_BR
dc.subject.otherSociologiapt_BR
dc.subject.otherEconomiapt_BR
dc.titleThe 'vanderbilt boys' and the modernization of brazilian economicspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://read.dukeupress.edu/hope/article/53/5/893/174110/The-Vanderbilt-Boys-and-the-Modernization-ofpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.