Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59997
Type: Tese
Title: Desenvolvimento profissional de professores de Matemática : movimento de aprendizagem expansiva em um cenário pandêmico
Other Titles: Professional development of mathematics teachers: expansive learning movement in a pandemic scenario
Authors: Renata Rodrigues de matos oliveira
First Advisor: Jussara de Loiola Araújo
First Referee: Samira Zaidan
Second Referee: Ana Cristina Ferreira
Third Referee: Daise Lago Pereira Souto
metadata.dc.contributor.referee4: Teresinha Fumi Kawasaki
Abstract: O objetivo desta tese é compreender o Desenvolvimento Profissional (DP) de um grupo de professores de matemática de escola pública em uma perspectiva da Teoria da Atividade. O desenvolvimento desse objetivo geral motivou os seguintes objetivos específicos: i) reconhecer as tarefas que os docentes de matemática realizam na escola, fora da sala de aula; ii) identificar o Sistema-Atividade do qual os professores de matemática fazem parte; iii) detectar os conflitos, conflitos críticos, dilemas e tensões vivenciados pelos professores de matemática, ao longo de sua demanda de planejamento e reunião pedagógica; e iv) compreender como tensões, conflitos, conflitos críticos e contradições influenciam, ou não, o Desenvolvimento Profissional desse grupo de professores de matemática. Para o desenvolvimento da investigação, fundamentou-se na Teoria da Atividade e desenvolveu-se uma revisão de literatura sobre o conceito de Desenvolvimento Profissional Docente. A metodologia qualitativa de investigação à luz da Teoria da Atividade Histórico-Cultural pautou-se na perspectiva intervencionista. A intervenção realizada inspirou-se e apoiou-se nos princípios e ferramentas do Laboratório de Mudança (VIRKKUNEN, NEWNHAM, 2015), tendo como objetivo provocar mudanças no âmbito do trabalho. Para tal, realizou-se sete sessões das quais participaram um pedagogo e quatro professores de matemática do ensino fundamental de uma escola pública do município de Contagem, Minas Gerais. O material empírico da pesquisa é composto por gravações de vídeo das sessões e de uma reunião com os pedagogos, anotações em caderno de campo sobre as reuniões coletivas da escola e observações sobre as próprias sessões e registro de respostas as perguntas de questionário e informações registradas pelos profissionais da escola em quadros e tabelas. As análises foram realizadas na perspectiva da aprendizagem expansiva sob a lente da Teoria da Atividade (TA). Por meio dessa lente foi possível focalizar os movimentos decorridos no Sistema-Atividade de Trabalho Externo Docente (TED) que levaram à reconceituação do objeto da Atividade dos professores de matemática. Desse modo, a unidade de análise adotada foi o Sistema TED, evidenciando-se os conflitos, os conflitos críticos, os dilemas, as tensões e as contradições que se manifestaram nesse Sistema-Atividade. Esta pesquisa desenvolveu-se em contexto de pandemia de covid-19, no qual teve impulso a adoção do ensino remoto. O estudo em questão evidencia que este modelo de ensino trouxe uma série de modificações para a Atividade dos professores de matemática. Essas modificações geraram conflitos e tensões e explanaram as contradições existentes no Sistema TED. Ao enfrentar os conflitos e tensões que se originaram da contradição de adotar uma perspectiva de trabalho individual em um âmbito de trabalho que imprimiu uma necessidade de interação com a comunidade, os professores provocaram modificações em seu Sistema-Atividade. As mudanças decorridas no Sistema-Atividade possibilitaram que o objeto da Atividade das professoras de matemática fosse reconceituado por elas. Com isso, a partir do entendimento da reconceituação do objeto da Atividade, foi possível compreender teoricamente que o Desenvolvimento Profissional dos professores de matemática pode ser visto como um processo de aprendizagem expansiva.
Abstract: The objective of this thesis is to understand how the Professional Development (PD) of a group of mathematics teachers from a public school is characterized from an Activity Theory perspective. The development of this general objective enabled the production of the following specific objectives: i) to recognize the tasks that mathematics teachers perform at school, outside the classroom; ii) to identify the System-Activity of which mathematics teachers are part of; iii) to detect the conflicts, critical conflicts, dilemmas, and tensions experienced by mathematics teachers, throughout their demand for planning and pedagogical meeting; and iv) to understand how tensions, conflicts, critical conflicts, and contradictions influence, or not, the characterization of the Professional Development of this group of mathematics teachers. For the development of the investigation, it was based on the Activity Theory and a literature review was carried out on the concept of Teacher Professional Development. The research methodology, in the light of the Cultural-Historical Activity Theory, was based on the interventionist perspective. The intervention carried out was inspired and supported by the principles and tools of the Change Laboratory (VIRKKUNEN; NEWNHAM, 2015), with the aim of bringing about changes in the scope of work. To this end, seven sessions were held in which a pedagogue and four elementary school mathematics teachers from a public school in the city of Contagem, Minas Gerais, participated. The empirical material of the research is composed of: i) video recordings of the sessions and a meeting with pedagogues; ii) notes in a field notebook about the school's collective meetings and the observations about the sessions themselves; iii) recording responses to questions in a questionnaire; iv) and information recorded by school professionals in charts and tables. The analyses were carried out from the perspective of expansive learning under the lens of the Activity Theory (AT). Through this lens, it was possible to focus on the movements that took place in the System-Activity of External Teaching Work (ETW) that led to the reconceptualization of the object of the mathematics teachers Activity. Thus, the unit of analysis adopted was the ETW System, highlighting the conflicts, critical conflicts, dilemmas, tensions, and contradictions that manifested themselves in this Activity-System. This research was developed in a context of the Covid-19 pandemic, in which the adoption of remote teaching was boosted. This study shows that this teaching model brought a series of modifications to the mathematics teachers Activity. These modifications generated conflicts and tensions, and explained the existing contradictions in the ETW System. When facing the conflicts and tensions that were originated from the contradiction of adopting an individual work perspective in a work environment that imprinted a need for interaction with the community, the teachers provoked changes in their Activity- System. The changes that took place in the Activity-System made it possible for them to reconceptualize the object of the mathematics teachers Activity. With that, from the understanding of the reconceptualization of the Activity object, it was possible to understand theoretically that the Professional Development of mathematics teachers can be seen as an expansive learning process.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59997
Issue Date: 13-Feb-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese-Renata OLIVEIRA (2023) em PDF-A.pdf4.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.