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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Helena Antipoff e a Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais: filantropia e ciência em prol dos anormais
Título(s) alternativo(s): Helena Antipoff and Sociedade Pestalozzi of Minas Gerais: philanthropy and science for the abnormal
Autor(es): Adriana Araújo Pereira Borges
Esther Augusta Nunes Barbosa
Resumen: A relação entre filantropia, poder público e conhecimento científico é analisada a partir da experiência de Helena Antipoff na Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais. Essa instituição promoveu, na primeira metade do século XX, iniciativas de auxílio às crianças “anormais”. O apoio às classes especiais, o trabalho do Consultório Médico Pedagógico, a criação da Associação de Assistência ao Pequeno Jornaleiro, as atividades do Instituto Pestalozzi e a Fazenda do Rosário são exemplos de parcerias entre poder público e filantropia. A centralidade do nome de Helena Antipoff na Sociedade Pestalozzi imprimiu na instituição a marca de sua idealizadora. Formada na Europa, mais especificamente no Instituto Jean-Jacques Rousseau, Helena Antipoff conciliou a filantropia e a ciência em prol dos “anormais”.
Abstract: The relationships between philanthropy, government, and scientific knowledge are analyzed through the experience of Helena Antipoff at the Sociedade Pestalozzi of Minas Gerais. In the first half of the twentieth century, this institution spearheaded welfare initiatives for “abnormal” children. Support for disabled people, the work of the Medical Education Office, the creation of an association for the care of newsboys, and the activities of the Pestalozzi Institute and Fazenda do Rosário farm are examples of partnerships between the authorities and philanthropic organizations. Today, Sociedade Pestalozzi is strongly associated with the identity of its founder. Educated in Europe, at Institut Jean-Jacques Rousseau, Helena Antipoff conciliated philanthropy and science for the good of the “abnormal.”
Asunto: Assistência social
Infância -- Aspectos sociais
Pessoa com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702019000500009
URI: http://hdl.handle.net/1843/60019
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/BY3MK69V3L4dcnfqZTtNwrq/
metadata.dc.relation.ispartof: História, Ciências, Saúde-Manguinhos
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