Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60028
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dc.creatorKarla Luisa Costa e Costapt_BR
dc.creatorWagner Moura Lamounierpt_BR
dc.creatorRubia Renata Silvapt_BR
dc.creatorLilian Tadim Marquespt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T19:17:36Z-
dc.date.available2023-10-25T19:17:36Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60028-
dc.description.resumoA contabilidade é uma ferramenta que tem como um dos seus principais atributos, fornecer informações confiáveis aos diversos tipos de usuários com o objetivo de auxiliar no processo decisório, garantindo uma proteção aos acionistas. O presente trabalho tem por objetivo identificar quais são os possíveis fatores que favorecem a divulgação voluntária de informações ambientais de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. A amostra objeto do presente estudo é composta pelas empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BM&FBOVESPA enquadradas nos segmentos de médio e alto impacto ambiental, conforme a Lei 10.165/2000, totalizando 54 empresas. Atribuindo-se pontuação às divulgações voluntárias de informações ambientais, conforme o Índice de Disclosure Ambiental, encontradas nas Demonstrações Contábeis encerradas em 31/12/2015 procurou-se relacioná- las com potenciais fatores explicativos como tamanho da empresa, idade da empresa, se as empresas pertenciam ao Índice de Sustentabilidade Empresarial e se eram auditadas por uma das Big Four. Os resultados mostraram que apenas a variável ISE se mostrou estatisticamente significativa. O coeficiente de determinação ajustado indica que 9,08% da variação na variável dependente Y pode ser explicada pelas variações ocorridas nas variáveis independentes consideradas no modelo. Por ser de cunho voluntário, a divulgação de informações ambientais não são padronizadas, o que dificulta a interpretação de informações pertinentes aos itens avaliados. Sugere-se para pesquisas futuras, que novas variáveis sejam testadas a fim de explicar a divulgação voluntária de informações ambientais e que o estudo possa ser aplicado em uma amostra ampliada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdContpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisclosure ambientalpt_BR
dc.subjectTeoria da divulgaçãopt_BR
dc.subjectDivulgação voluntáriapt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherGestão ambientalpt_BR
dc.titleIndice de disclosure ambiental (IDA): análise das variáveis que influenciam a evidenciação das informações ambientais nas demonstrações financeiras de empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPApt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://adcont.net/index.php/adcont/adcont2016/paper/view/2275pt_BR
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