Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60031
Type: Artigo de Evento
Title: Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
Authors: Mariana Ribeiro Pereira
Carolina Moreira Pereira
Marlon Mendes Silva
Laura Edith Taboada Pinheiro
Abstract: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato de estar listada no Novo Mercado e características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accounting no mesmo período. As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Assim, para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante um levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra ficou constituída por 34 empresas. No que tange aos resultados obtidos as evidências apontam para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxy do uso) de hedge accounting. Assim, os resultados encontrados são consistentes com a teoria e corroboram com a relação esperada. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accounting vêm crescendo o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.
Abstract: This study aimed to verify the existence of an association between the use of hedge accounting, the fact of being listed in the segment Novo Mercado and economic characteristics of the company, such as size, short and long term debt and performance in the 2008-2014 period in business consumer staples listed on the São Paulo Stock Exchange BM&FBOVESPA. In addition, we attempted to analyze the evolution of hedge accounting disclosure in the same period. The hypothesis tested in this study were based on the Theory of Disclosure. Thus, to achieve the objective, a descriptive research with a quantitative approach was carried out by a survey the site of the BM&FBOVESPA to verify that the companies in the sample used to hedge accounting. The sample consisted of 34 companies. With respect to the results obtained the evidence points to a positive and significant relationship between long-term debt and the application of hedge accounting. Company size also influences positively on disclosure (proxy for use) of hedge accounting. Thus, the results are consistent with the theory and corroborate the expected relationship. Additionally, it can be seen that in the period analyzed, the number of companies that use and disclosed hedge accounting are growing which shows that companies are increasingly seeking protection for their results and showing this to the market.
Subject: Finanças
Hedging (Finanças)
Contabilidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60031
Issue Date: Nov-2016
metadata.dc.url.externa: http://login.semead.com.br/19semead/anais/arquivos/1117.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: SEMEAD Seminários em Administração
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