Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuciana Cássia de Jesuspt_BR
dc.creatorC.b.s. Bragapt_BR
dc.creatorLarissa Galvão Moraespt_BR
dc.creatorLuciana Mendonça Alvespt_BR
dc.creatorVanessa de Oliveira Martins Reispt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T19:56:41Z-
dc.date.available2023-10-25T19:56:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage10pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392022232253pt_BR
dc.identifier.issn21753539pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60034-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the association between the resources of the family environment and teenage reading. A total of 106 adolescents of both sexes, aged between 11 and 16 years, without learning difficulties, participated in the study. For data collection, a narrative text, a multiple-choice questionnaire about the text and an adapted Family Environment Resources questionnaire were used. Descriptive and inferential analysis was performed using Spearman, Mann-Whitney and Kruskal Wallis correlation tests, with a significance level of 5%. Resources that promote proximal processes and parenting practices contributed to better reading performance. In contrast, the predictable activities category contributed negatively. Thus, the environment and resources influenced the adolescents’ reading performance. It is concluded that the elaboration of school measures and public policies is important to strengthen the family-school relationship, expand family resources and make the environment favorable to teaching.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo verificar a associação entre os recursos do ambiente familiar e a leitura de adolescentes. Participaram 106 adolescentes, de ambos os sexos, de 11 a 16 anos, sem queixas de dificuldades de aprendizagem. Para a coleta de dados utilizou-se um texto narrativo, o questionário de múltipla escolha sobre o texto e o de Recursos do Ambiente Familiar, adaptado. Foi realizada a análise descritiva e inferencial por meio dos testes correlação de Spearman, Mann-Whitney e Kruskal Wallis, com nível de significância de 5%. Os recursos que promovem os processos proximais e as práticas parentais contribuíram para um melhor desempenho de leitura. Em contrapartida, a categoria de atividades previsíveis contribuiu negativamente. Assim, o ambiente e os recursos influenciaram o desempenho leitor dos adolescentes. Conclui-se que é importante a elaboração de medidas escolares e de políticas públicas, para fortalecer a relação família-escola, ampliar os recursos familiares e tornar o ambiente favorável ao ensino.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherRelações familiarespt_BR
dc.titleRecursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/2175-35392022232253pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECURSOS DO AMBIENTE FAMILIAR E DESEMPENHO DE LEITURA EM ADOLESCENTES pdfa.pdf432.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.