Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60069
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dc.creatorHilton Manoel Dias Ribeiropt_BR
dc.creatorSuzana Quinet de Andrade Bastospt_BR
dc.creatorAna Maria Hermeto Camilo de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T21:49:47Z-
dc.date.available2023-10-25T21:49:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage192pt_BR
dc.citation.epage209pt_BR
dc.identifier.doi10.22456/1982-5269.113713pt_BR
dc.identifier.issn1982-5269pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60069-
dc.description.abstractCan values, personal attitudes,and beliefs affect economic and social behavior, and, thus,affect the income profile of individuals? To answer this question, the objective of the article is to evaluate the relationship between the economic dimension (individual income) and the social dimension (values). The ordered logistic regression model is used. The basis of microdata on individual values is the World Values Survey (WVS). The analysis period runs from 1994 to 2014. The results demonstrate that values such as family, trust, gender equality, interest in politics and democracy, and competition are positively related to higher income. On the other hand, values such as religion, obedience, authority,and income equality are inversely related to higher incomept_BR
dc.description.resumoValores, atitudes pessoais e crenças afetam o comportamento econômico e social, podendo afetar o perfil da renda dosindivíduos? Para responder a essa pergunta,o artigo objetivaavaliar a relação entre a dimensão econômica (renda individual) e a dimensão social (valores). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se o modelo de regressão logística ordenado. A base composta de microdados sobre valores individuais é a World Values Survey (WVS).O período de análise vai de 1994 a 2014.Os resultados demonstram que valores como família, confiança, igualdade de gênero, interesse por política e democracia, e competição apresentam-se positivamente relacionados à renda mais alta. Por outro lado, valores como a religião, obediência, autoridade e igualdade de renda apresentam-se inversamente relacionados à renda mais altapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Debates-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectRendapt_BR
dc.subjectInstituiçõespt_BR
dc.subject.otherEconomiapt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleValores e renda: uma análise aplicada para indivíduospt_BR
dc.title.alternativeValues and income: an analysis applied to individualspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/113713/84727pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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