Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60074
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dc.creatorGustavo Henrique de Limapt_BR
dc.creatorKarla Costapt_BR
dc.creatorLaura Edith Taboada Pinheiropt_BR
dc.creatorWagner Moura Lamounierpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T12:43:49Z-
dc.date.available2023-10-26T12:43:49Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.citation.issue10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60074-
dc.description.resumoA Contabilidade tem como um de seus principais atributos, fornecer informações fidedignas para os mais diversos tipos de usuários, para tomada de decisão, através de relatórios financeiros. O objetivo do presente trabalho foi identificar quais são os fatores que influenciam a decisão da empresa em divulgar um maior ou menor nível de informação sobre as operações com partes relacionadas. A população objeto do presente estudo são as empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BM&FBOVESPA enquadradas no IBrX 100, índice de preços composto pelas 100 ações mais negociadas na Bovespa em termos de negócios e volume financeiro, sendo que a amostra final totalizou 74 empresas. Atribuindo-se pontuação às divulgações encontradas nas Demonstrações Contábeis encerradas em 31/12/2014 procurou-se relacioná-las com potenciais fatores explicativos como tamanho da empresa, idade da empresa, se as empresas pertenciam ao Índice de Sustentabilidade Empresarial, possuíam ações no mercado internacional e se eram auditadas por uma das Big Four. Os resultados mostraram que apenas duas variáveis explicativas foram relevantes para o modelo analisado, que foram o tamanho da empresa, que evidencia uma melhor divulgação sobre partes relacionadas, e em relação as empresas de auditoria os resultados sugerem que há correlação positiva entre o nível de divulgação sobre partes relacionadas e as empresas que efetuaram as auditorias das demonstrações contábeis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Anpcontpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da Divulgaçãopt_BR
dc.subjectPartes Relacionadaspt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleFatores determinantes do nível de divulgação sobre partes relacionadas – estudo nas companhias listadas no IBRx100pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://anpcont.org.br/pdf/2016/CUE322.pdfpt_BR
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