Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60076
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Desafios da arte educação: itinerários e inquietudes de uma jovem docente
Autor(es): Náyade Ângela Gonzaga de Oliveira Santos
primer Tutor: Daniele de Sá Alves
primer miembro del tribunal : Geraldo Freire Loyola
Resumen: Este trabalho investiga os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19, no contexto do novo ensino médio, atualmente, vivenciando a realidade da educação pública e, também, privada. Reflexões sobre os desafios de lecionar no formato do ensino remoto, híbrido e presencial, sobre ministrar disciplinas para as quais não possuo habilitação, além de conviver com a falta de recursos e estrutura inadequada para o ensino de Artes, são questões que atravessam este trabalho. Com base em revisões ibliográficas, pesquisas de campo e análises reflexivas, o estudo abrange itinerários de minha atuação como docente ao lidar com turmas heterogêneas, que vão desde crianças de 6 anos até jovens e adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), englobando também o ensino fundamental anos finais e o novo ensino médio. O trabalho apresenta uma análise dos desafios que vivenciei ao enfrentar um cenário educacional complexo e em constante transformação, destacando minhas estratégias de adaptação e superação. Além disso, são propostas reflexões sobre possíveis melhorias para a atuação de professores de Artes, visando tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente e significativo para os alunos.
Abstract: This paper investigates the challenges faced during the Covid-19 pandemic, in the context of the new high school, currently experiencing the reality of public and also private education. Reflections about the challenges of teaching in the remote, hybrid, and face-to-face teaching formats, about teaching subjects for which I am not qualified, besides living with the lack of resources and inadequate structure for Arts teaching, are issues that cross this work. Based on bibliographic reviews, field research, and reflective analyses, the study covers the itineraries of my performance as a teacher when dealing with heterogeneous classes, ranging from 6-yearold children to youth and adults in Youth and Adult Education (YAE), encompassing also the final years of elementary school and the new high school. The paper presents an analysis of the challenges I experienced when facing a complex and constantly changing educational scenario, highlighting my strategies for adapting and overcoming them. Moreover, reflections are proposed on possible improvements for the performance of Arts teachers, aiming to make the teaching and learning process more efficient and meaningful for students.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Ensino a distância
Prática de ensino
COVID-19 Pandemia, 2020
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60076
Fecha del documento: 13-jul-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC DESAFIOS DA ARTE EDUCAÇÃO - NÁYADE ÂNGELA GONZAGA DE OLIVEIRA SANTOS - POLO JABOTICATUBAS - versão final.pdf4.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons