Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60089
Type: Monografia (especialização)
Title: A música no treinamento do ciclismo indoor sob a perspectiva das neurociências
Other Titles: Music in the Indoor Cycling training on a neurosciences perspective
Authors: Ailton Raimundo Moreira
First Advisor: Renato Tocantins Sampaio
Abstract: A música tem sido muito usada nas aulas das mais variadas formas de atividade física em academias pelo seu fator motivacional, seja nas aulas coletivas, na musculação em grupo ou individualizada. Nas aulas de Ciclismo Indoor, ela também é utilizada para guiar o ritmo das pedaladas, alinhando o movimento dos praticantes, auxiliando a criar um percurso imaginário para que os praticantes tenham uma percepção da “estrada”. Por meio de uma revisão de literatura e da análise de um dos programa de treinamento da Ride for Life, este estudo aborda como a música pode contribuir para o treinamento da modalidade Ciclismo Indoor com base em uma perspectiva das neurociências. São descritas as relações existentes entre música, Ciclismo Indoor e neurociências, com o objetivo de apresentar aos profissionais de Educação Física uma forma de utilização da música mais consciente para tentar obter todos os benefícios que ela pode proporcionar e assim potencializar os ganhos nas atividades físicas. O Ciclismo Indoor surgiu a partir do ciclismo de estrada, que hoje é considerado como esporte de alto rendimento, com competições de todos os tipos, e muitos estudos transferem os resultados dos treinos “outdoor” para o “indoor”, deixando lacunas para a sua efetiva aplicação. Vários benefícios são destacados acerca da modalidade, principalmente para não atletas, que buscam bem-estar e promoção de saúde, porem há uma grande necessidade de pesquisas específicas, relacionadas à fisiologia, à biomecânica ou aos processos pedagógicos e, ainda, direcionadas para pessoas com necessidades especiais. Com este trabalho conseguimos perceber como a escolha da música pode fazer toda a diferença durante as aulas de ciclismo indoor, tanto em relação ao rendimento físico como à reação emocional do praticante durante e após a atividade. Consideramos que o professor deve estar atento às preferências musicais dos alunos na hora de montar a sua aula e que mesmo essas preferências podem não ter influência dependendo da intensidade do treinamento, fazendo com o que o professor tenha estratégias de motivação para que o praticante alcance seus objetivos.
Abstract: Music has been widely used in classes of the most varied forms of physical activity in gyms due to its motivational factor, whether in group classes, in group or individualized bodybuilding. In Indoor Cycling classes, it is also used to guide the pedaling rhythm, aligning the practitioners' movement, helping to create an imaginary path so that practitioners have a perception of the "road". Through a literature review and the analysis of one of the Ride for Life training programs, this study addresses how music can contribute to indoor cycling modality based on a neurosciences perspective. The relationships between music, Indoor Cycling and neurosciences are described, with the aim of presenting for the Physical Education professionals one more consciously way of using music to try to obtain all the benefits it can provide and thus enhance the gains in physical activities. Indoor Cycling emerged from road cycling, which today is considered a high-performance sport, with competitions of all types, and many studies transfer the results of "outdoor" training to "indoor", leaving gaps for an effective application. Several benefits are highlighted about the modality, mainly for non-athletes, who seek well-being and health promotion, but there is a great need for specific research, related to physiology, biomechanics and pedagogical processes and also directed at people with special needs. With this work, we noticed how the choice of music could make all the difference during indoor cycling classes, in terms of both physical performance and the emotional reaction of the practitioner during and after the activity. We consider that the teacher must be aware of the students' musical preferences when setting up their class and that even these preferences may not have any influence depending on the intensity of the training, making the teacher have motivation strategies for the practitioner to reach their goals.
Subject: Neurociências
Música
Ciclismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: AMA - ASSESSORIA DO MEIO AMBIENTE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60089
Issue Date: 30-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Música no treinamento do Ciclismo Indoor sob a perspectiva das Neurociências .pdf4.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons