Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/60094
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Cecília Pereira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7154028792368084 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ana Valéria Carneiro Dias | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eduardo Romeiro Filho | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Geraldo Magela Jardim Barra | pt_BR |
dc.creator | Franciele Garcia da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8275829663591285 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T17:21:07Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T17:21:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/60094 | - |
dc.description.abstract | Theoretical perspectives on the theme of innovation and competences for innovation have a wide range in organizational studies. However, studies that delve deeper into the subject of competence building as part of innovation development, considering, for example, adverse contexts of emergency demand, still do not have wide dissemination in studies on innovation in organizations. In this research, the vision of innovation is adopted as a complex process that includes the mixture or interaction of diverse and non-linear elements, as well as competence as a practice that takes into account the individual's perception and the events that arise from different contexts. emerging and critical. Given the context of the Covid-19 pandemic, the objective is to analyze, through a case study, the development of a technological innovation in a research institution, through the emergency demand arising from the pandemic context, with a focus on the construction process and sharing skills. For this, the course of the development of diagnostic kits for Covid-19 was analyzed at the Vaccine Technology Center (CT-Vacinas) which is located in Belo Horizonte/MG. Considering the interpretive paradigm and using content analysis, this paper seeks to describe the context of the emergency demand for innovation and analyze its path through the practices identified throughout the process, considering the specificities of the emergency demand imposed by the pandemic. In addition, the specific elements of the competences that characterize and drive the development of innovation were mapped in the case of the development of diagnostic kits for Covid-19 in CT- Vacinas. Through the analyses, categories related to the path of innovation and the development, reconfiguration and sharing of competences through the mapped practices were identified. It is believed that the identified competences can be incorporated into the current CT-Vaccines processes, since they manifested themselves from the practical experience of the body of professionals. | pt_BR |
dc.description.resumo | As perspectivas teóricas acerca da temática da inovação e das competências para inovação possuem ampla abrangência nos estudos organizacionais. Contudo, pesquisas que aprofundam no tema da construção de competências como parte do desenvolvimento da inovação, considerando, por exemplo, contextos adversos de demanda emergencial, ainda não possuem ampla divulgação nos estudos sobre inovação nas organizações. Nesta pesquisa, adota-se a visão da inovação como um processo complexo que inclui a mistura ou interação de elementos diversos e não-lineares, bem como a competência como uma prática que leva em consideração a percepção do indivíduo e os eventos que surgem de contextos emergentes e críticos. Dado o contexto da pandemia da Covid-19, objetiva-se analisar, por meio de um estudo de caso, o desenvolvimento de uma inovação tecnológica em uma instituição de pesquisa, mediante a demanda emergencial proveniente do contexto pandêmico, com enfoque no processo de construção e compartilhamento de competências. Para isso, analisou-se o percurso do desenvolvimento dos kits diagnósticos para a Covid-19 no Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas) que fica localizado em Belo Horizonte/MG. Considerando o paradigma interpretativista e utilizando-se da análise de conteúdo, o presente trabalho busca descrever o contexto da demanda emergencial da inovação e analisar seu percurso por meio das práticas identificadas ao longo do processo, considerando as especificidades da demanda emergencial imposta pela pandemia. Além disso, mapeou-se os elementos específicos da das competências que caracterizam e impulsionam o desenvolvimento da inovação no caso do desenvolvimento dos kits diagnósticos para a Covid-19 no CT-Vacinas. Por meio das análises, foram identificadas categorias relacionadas ao percurso da inovação e ao desenvolvimento, reconfiguração e compartilhamento de competências por meio das práticas mapeadas. Acredita-se que as competências identificadas possam ser incorporadas aos processos atuais do CT-Vacinas, uma vez que se manifestaram da experiência prática do corpo de profissionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | inovação | pt_BR |
dc.subject | competências para inovação | pt_BR |
dc.subject | demanda emergencial | pt_BR |
dc.subject | covid-19 | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento de kits diagnósticos | pt_BR |
dc.subject.other | Inovação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.other | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.other | Kit de Reagentes para Diagnóstico | pt_BR |
dc.title | Análise do processo de construção de competências em um contexto de inovação tecnológica por demanda emergencial: um estudo de caso sobre o desenvolvimento dos kits diagnósticos para a Covid-19 no CT-vacinas/UFMG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Franciele Garcia.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.