Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60110
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dc.creatorPaula Guimaraes Simõespt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T20:21:10Z-
dc.date.available2023-10-26T20:21:10Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage73pt_BR
dc.citation.epage90pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27878pt_BR
dc.identifier.issn2175-8689pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60110-
dc.description.abstractThis paper aims at discussing the potential that celebrities have to arouse public commotion and indignation around events. In order to do so, we rescued the pragmatist perspective of the event, its hermeneutic power and its power to affect people’s lives. Then, we approach the role that celebrities can play when seeking to sensitize people to certain issues revealed by an event, evidencing the politicization that has marked the positioning of public figures in contemporary Brazil. Based on this, the text provides a brief analysis of the repercussion of the “Where's the Yanomami” movement on Twitter. The analysis was carried out from the power of affectation and the hermeneutic power of this event and demonstrates how celebrities position themselves in relation to it, summoning public commotion and indignation in the face of the violation of human dignity and the treatment of indigenous peoples in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste texto é discutir sobre o potencial das celebridades para despertar a comoção e a indignação públicas em torno de acontecimentos. Para tanto, resgatamos a perspectiva pragmatista de acontecimento, seu poder hermenêutico e seu poder de afetação na vida dos sujeitos. Em seguida, abordamos o papel que as celebridades podem desempenhar ao buscar sensibilizar as pessoas para determinadas questões desveladas por uma ocorrência, evidenciando a politização que vem marcando o posicionamento de figuras públicas no Brasil contemporâneo. A partir disso, o texto traz uma breve análise da repercussão do movimento “Cadê os Yanomami” no Twitter. A análise foi realizada tendo em vista o poder de afetação e o poder hermenêutico desse acontecimento e demonstra como celebridades se posicionam em relação a ele, convocando a comoção e a indignação públicas diante da violação da dignidade humana e do tratamento aos povos indígenas no Brasil.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.departmentFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eco-Póspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCelebridadept_BR
dc.subjectPolítica de celebridadespt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subject.otherCelebridadespt_BR
dc.subject.otherFamapt_BR
dc.subject.otherEmoçõespt_BR
dc.titleCelebridades, comoção e indignação públicaspt_BR
dc.title.alternativeCelebrities, public commotion and indignationpt_BR
dc.title.alternativeCélébrités, émoi et indignation publiquept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27878pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-1218-4498pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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