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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A influência da governança corporativa no disclosure da responsabilidade social corporativa (RSC) das companhias de capital aberto brasileiras
Título(s) alternativo(s): The influence of corporate governance on the disclosure of corporate social responsibility (CSR) of brazilian open capital companies
Autor(es): Bárbara Siqueira da Silva
José Roberto de Souza Francisco
Laise Ferraz Correia
Ewerton Alex Avelar
Hudson Fernandes Amaral
Resumen: Objetivo: Verificar quais características de governança corporativa, das empresas da Brasil, Bolsa, Balcão (B3), afetam a decisão de elaborar o Relatório de Sustentabilidade (RS) e o seu respectivo nível de divulgação. Fundamento: O estudo baseia-se na teoria da legitimidade, pois os administradores das organizações buscam realizar práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e divulgá-las nos RSs para que a empresa seja percebida pelos stakeholders como sendo legítima. Método: O período analisado foi de 2013 a 2018, e a amostra é constituída por 247 empresas, sendo que, destas, 120 possuem o RS. Para consecução do objetivo, foram utilizados os modelos de regressão logística e de regressão linear. Resultados: A probabilidade das empresas aderirem ao RS está positivamente relacionada ao tamanho do conselho de administração e a sua independência, ao potencial de poluição e à utilização dos recursos naturais (PURN), bem como ao tamanho da empresa (TAM). Os níveis de divulgação da RSC estão positivamente relacionados ao nível de governança, à concentração de capital, ao PURN e ao TAM. Contribuições: O estudo contribui com a literatura, pois indica que a divulgação de informações de RSC pode ser vista sob duas perspectivas: a primeira está relacionada à decisão dicotômica de elaborar ou não o RS, e os resultados apontam que essa definição está ligada à composição do conselho de administração; e a segunda se refere à extensão da divulgação, que está relacionada ao segmento de listagem. Além disso, a pesquisa aponta que o PURN é outro ponto determinante na divulgação socioambiental.
Abstract: Objective: to verify which corporate governance characteristics of the companies in Brasil, Bolsa, Balcão (B3), affect the decision to prepare the Sustainability Report (RS) and its respective level of disclosure. Background: the study is based on the theory of legitimacy, as the administrators of the organiza-tions seek to carry out Corporate Social Responsibility (CSR) practices and disseminate them in the RSs so that the company is perceived by the stakeholders as being legitimate. Method: the period analyzed was from 2013 to 2018, and the sample consists of 247 companies, of which 120 have RS. To achieve the objective, the models of logistic regression and linear regression were used. Results: the probability of companies adhering to the RS is positively related to the size of the board of directors and its independence, the potential for pollution and the use of natural re-sources (PURN), as well as the size of the company (TAM). The levels of disclosure of CSR are pos-itively related to the level of governance, capital concentration, PURN and TAM. Contributions: the study contributes to the literature, as it indicates that the dissemination of CSR information can be seen from two perspectives: the first is related to the dichotomous decision to elaborate or not the RS, and the results indicate that this definition is linked to the composition the board of directors; and the second refers to the extension of the disclosure, which is related to the listing segment. In addition, the research points out that PURN is another determining point in socio-environmental disclosure.
Asunto: Governança corporativa
Sustentabilidade
Responsabilidade social da empresa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n1.53589
URI: http://hdl.handle.net/1843/60129
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/53589
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Evidenciação Contábil e Finanças
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