Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60132
Type: Artigo de Periódico
Title: A adoção de ferramentas digitais nos cursos de ciências contábeis da Universidade do Estado de Minas Gerais: uma adequação aos novos rumos a profissão
Other Titles: The adoption of digital tools in accounting courses at the University of the State of Minas Gerais: an adequacy to the new directions of the profession
Authors: Anselmo Sebastião Botelho
José Roberto de Souza Francisco
Cristiano de Oliveira Romualdo da Silva
Elder Néliton Gomes Lamounier
Abstract: O presente artigo trata do uso de ferramentas digitais pelos professores bacharéis em Ciências Contábeis que atuam no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. A utilização de dispositivos digitais vem aumentando a cada ano, por isso esse artigo buscou conhecer quais são as ferramentas utilizadas pelos docentes contadores do curso de Ciências Contábeis da UEMG. Partindo da pesquisa bibliográfica em livros e periódicos para elaboração do referencial teórico, a pesquisa de campo foi escolhida como forma de trabalho e o survey foi utilizado para a elaboração de um questionário e a consecução dos dados da pesquisa junto à amostra escolhida. Os dados demonstram que os docentes utilizam um grande volume de ferramentas digitais, mas, quando necessitam de conexão com a internet, estas não são utilizadas nas aulas devido à incapacidade da Universidade em prover dispositivos que permitam uma conexão que atenda às atividades docentes. Concluiu-se que os docentes vêm as ferramentas digitais como aliadas no ensino de Ciências Contábeis, por elas serem capazes de melhorar a didática de ensino, bem como também diminuir a distância entre professor e aluno ao mesmo tempo em que prepara o egresso para um mercado de trabalho cada vez mais informatizado.
Abstract: This article deals with the use of digital tools by professors with a degree in Accounting Sciences who work in the Accounting Sciences course at the Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG — acronym in Portuguese) (Minas Gerais State University). The use of digital devices has been increasing every year, so this article sought to know which tools are used by accountants in the Accounting course. Starting from the bibliographical research in books and periodicals for the elaboration of the theoretical reference, the field research was chosen as a form of work and the survey was used for the elaboration of a questionnaire and the achievement of the research data with the chosen sample. The data show that professors use a large volume of digital tools, but when they need an internet connection, it is not used in classes due to the inability of the university to provide devices that allow a connection that meets the activities of professors. It was concluded that teachers see digital tools as allies in the teaching of Accounting Sciences, as they are able to improve teaching didactics, as well as reduce the distance between teacher and student while preparing the graduate for a market increasingly computerized work.
Subject: Universidade do Estado de Minas Gerais
Tecnologia educacional
Contabilidade - estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60132
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/6427
metadata.dc.relation.ispartof: Ciências Gerenciais em Foco
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.