Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60159
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dc.creatorMariana Camilla Coelho Silva Castropt_BR
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.creatorJorge Eduardo Scarpinpt_BR
dc.creatorJosé Roberto Souza Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-27T15:20:07Z-
dc.date.available2023-10-27T15:20:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60159-
dc.description.resumoA contabilidade pública vem passando por mudanças, com o objetivo de torná-la mais compreensível, confiável e melhorar a qualidade dos relatórios, fornecendo informações para o controle social. Neste estudo, foram analisadas as similaridades entre os entes públicos em relação à variabilidade do seu Índice de Disclosure (ID), construído com base na divulgação de informações conforme as mudanças trazidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) em consonância com o processo de convergência ao padrão internacional de contabilidade pública, e suas características econômicas e sociais. As características analisadas foram: Receita Orçamentária, Transferências de recursos da União para os Estados, PIB per capita, Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Índice de Desenvolvimento Humano nas suas três dimensões Educação, Longevidade e Renda, Taxa de Alfabetização e População. A amostra foi composta por 25 estados e o Distrito Federal em relação ao exercício de 2014. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de clusters. De acordo com os resultados, o ID médio foi de 76%, demonstrando que, no Brasil, ainda é necessário evoluir para atender às exigências da legislação e fornecer informações de qualidade para o controle social. A análise de clusters permitiu a divisão dos entes analisados em quatro grupos, o primeiro grupo formado por todos os estados das regiões norte e nordeste, com exceção da Paraíba, o segundo grupo reúne todos os estados das regiões sul e centro-oeste e Espirito Santo, Minas Gerais e a Paraíba. O terceiro grupo se foi formado por São Paulo e Rio de Janeiro e o quarto pelo Distrito Federal, sugerindo que estados da mesma região podem apresentar características mais semelhantes, aproximando-os em relação às suas características econômicas e sociais, bem como em seu ID.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdContpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNormas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Públicopt_BR
dc.subjectProcesso de convergênciapt_BR
dc.subjectEvidenciaçãopt_BR
dc.subject.otherContabilidade públicapt_BR
dc.titleÍndice de disclosure dos estados brasileiros e do Distrito Federal com base nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público: uma análise da similaridade dos entes públicospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://adcont.net/index.php/adcont/adcont2016/paper/viewFile/2201/615pt_BR
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