Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAdriana Araújo Pereira Borgespt_BR
dc.creatorCarlo Schmidtpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-27T20:00:44Z-
dc.date.available2023-10-27T20:00:44Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue66pt_BR
dc.citation.spage27pt_BR
dc.citation.epage39pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.12957/teias.2021.57044pt_BR
dc.identifier.issn1982-0305pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60182-
dc.description.abstractAlthough Autism Spectrum Disorder (ASD) can be defined as a neurodevelopmental disorder, with deficits in communication and behavioral skills, the term spectrumportrays the enormous range of individual differences in these subjects. In the school environment, these differences tend to be evident, which may affectthe work of the teacher with the student. One of the intervention possibilities to facilitate the student's learning process with ASD is the Universal Design for Learning (UDL). UDL can be understood as a set of principles and strategies that relate to the school curriculum. Its purpose is to eliminate the barriers that hinder learning, contributing to the school inclusion of students, especially those who are the target audience of special education. In this sense, it acts as a facilitator of pedagogical practice. The aim of this paper is to discuss how DUA can assist learners with autism according to weak central coherence (WCC), executive function and theory of mind (ToM) theories. The importance of this approach is perceived from the narrative of the mother of an autistic child about the obstacles to her son's schooling and about the pedagogical practices that contributed to her educational path. The results point to the importance for teachers to know and take ownership of UDL, a tool that contributes to the school inclusion of students with autism and to a more equitable pedagogical practice.pt_BR
dc.description.resumoEmbora o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) possa ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, com déficits nas habilidades de comunicação e comportamento, o termo espectro retrata a enorme gama de diferenças individuais desses sujeitos. No ambiente escolar essas diferenças tendem a ser evidenciadas, o que pode refletir no trabalho do professor com o aluno. Uma das possibilidades de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem de educandos com TEA é o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O DUA pode ser compreendido como um conjunto de princípios e estratégias que se relacionam com o currículo escolar. Sua finalidade é eliminar as barreiras que impedem o aprendizado, contribuindo para a inclusão escolar dos alunos, principalmente aqueles que são público alvo da educação especial. Nesse sentido, atua como facilitador da prática pedagógica. Esse artigo discute a relevância do DUA, a partir das características dos aprendizes com autismo apontadas pelas teorias da coerência central, das funções executivas e da teoria da mente. A importância dessa abordagem é percebida a partir da narrativa da mãe de um aluno com autismo sobre os entraves da escolarização do filho e sobre as práticas pedagógicas que contribuíram em seu percurso educacional. Os resultados apontam para a importância de que os professores conheçam e se apropriem do DUA, uma ferramenta que contribui para a inclusão escolar dos alunos com autismo e para uma prática pedagógica mais equitativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Teiaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho universal para aprendizagempt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.titleDesenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeUniversal learning design: an approach for students with autism in the classroompt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/57044pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0493-0099pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1352-9141pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenho universal para aprendizagem uma abordagem para alunos com autismo na sala de aula.pdf309.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.