Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60207
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAdriana Araújo Pereira Borgespt_BR
dc.creatorMaria Edith Romano Siemspt_BR
dc.date.accessioned2023-10-27T21:52:55Z-
dc.date.available2023-10-27T21:52:55Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage26pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/1984686X53212pt_BR
dc.identifier.issn1984-686Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60207-
dc.description.abstractUnderstanding the historical bases on which knowledge and practices are based on which professionals working at the different levels and modalities that constitute educational systems are established is a fundamental element for technical, scientific, social and cultural advancement. The renewal of methodologies in historical research based on the movement called Escolados Annales, expanded the range of historiographical perspectives for understanding the structuring of the varied fields of human activities, providing opportunities for expansion and diversification of views and breaking the logic of history as a chronicle of events . The article brings an exploratory descriptive research, which seeks to analyze the theoretical and methodological bases on which the historical studies in Special Education presented in the period from 2008 to 2018 were developed, in prominent academic-scientific events in the field of Special Education and History of Education in a Brazilian context. For this, the following categories were used: the object of study / theme and the area of special education in which it is inserted; the time frame considered; the prioritized sources, the methodological procedures for data collection and analysis; and the theoretical-epistemological references indicated. The results indicate that the production of research in the History of Special Education is still incipient and reflects the interdisciplinarity of the field, recognizing that the History of Special Education is, above all, undisciplined.pt_BR
dc.description.resumoO entendimento das bases históricas sobre as quais se assentam os saberes e as práticas nas quais se apoiam os profissionais atuantes nos diferentes níveis e modalidades que constituem os sistemas educativos é elemento fundamental para o avanço técnico, científico, social e cultural. A renovação das metodologias em pesquisa histórica a partir do movimento denominado como Escola dos Annales, ampliou o leque de perspectivas historiográficas de compreensão da estruturação dos variados campos de atividades humanas, oportunizando expansão e diversificação de olhares e rompendo a lógica da história como crônica de acontecimentos. O artigo traz uma pesquisa exploratório- descritiva, que busca analisar as bases teórico-metodológicas em que foram desenvolvidos os estudos históricos em Educação Especial apresentados no período de 2008 a 2018, em eventos acadêmico-científicos de destaque no campo da Educação Especial e da História da Educação em contexto brasileiro. Para tanto, foram utilizadas as seguintes categorias: o objeto de estudo/tema e área de educação especial em que se insere; o recorte temporal considerado; as fontes priorizadas, os procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados; e os referenciais teórico-epistemológicos indicados. Os resultados indicam que a produção de pesquisas na História da Educação Especial ainda é incipiente e reflete a interdisciplinaridade do campo de conhecimento, reconhecendo que a História da Educação Especial é antes de tudo, indisciplinada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educação especialpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCampo interdisciplinarpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherHistória da educaçãopt_BR
dc.subject.otherInterdisciplinaridade na educaçãopt_BR
dc.titleFontes do conhecimento histórico em educação e educação especial: entre a tradição e a renovaçãopt_BR
dc.title.alternativeSources of historical knowledge in education and special education: between tradition and renewalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/53212pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0493-0099pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5527-0065pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial entre a tradição e a renovação.pdf415.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.