Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60207
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fontes do conhecimento histórico em educação e educação especial: entre a tradição e a renovação
Título(s) alternativo(s): Sources of historical knowledge in education and special education: between tradition and renewal
Autor(es): Adriana Araújo Pereira Borges
Maria Edith Romano Siems
Resumo: O entendimento das bases históricas sobre as quais se assentam os saberes e as práticas nas quais se apoiam os profissionais atuantes nos diferentes níveis e modalidades que constituem os sistemas educativos é elemento fundamental para o avanço técnico, científico, social e cultural. A renovação das metodologias em pesquisa histórica a partir do movimento denominado como Escola dos Annales, ampliou o leque de perspectivas historiográficas de compreensão da estruturação dos variados campos de atividades humanas, oportunizando expansão e diversificação de olhares e rompendo a lógica da história como crônica de acontecimentos. O artigo traz uma pesquisa exploratório- descritiva, que busca analisar as bases teórico-metodológicas em que foram desenvolvidos os estudos históricos em Educação Especial apresentados no período de 2008 a 2018, em eventos acadêmico-científicos de destaque no campo da Educação Especial e da História da Educação em contexto brasileiro. Para tanto, foram utilizadas as seguintes categorias: o objeto de estudo/tema e área de educação especial em que se insere; o recorte temporal considerado; as fontes priorizadas, os procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados; e os referenciais teórico-epistemológicos indicados. Os resultados indicam que a produção de pesquisas na História da Educação Especial ainda é incipiente e reflete a interdisciplinaridade do campo de conhecimento, reconhecendo que a História da Educação Especial é antes de tudo, indisciplinada.
Abstract: Understanding the historical bases on which knowledge and practices are based on which professionals working at the different levels and modalities that constitute educational systems are established is a fundamental element for technical, scientific, social and cultural advancement. The renewal of methodologies in historical research based on the movement called Escolados Annales, expanded the range of historiographical perspectives for understanding the structuring of the varied fields of human activities, providing opportunities for expansion and diversification of views and breaking the logic of history as a chronicle of events . The article brings an exploratory descriptive research, which seeks to analyze the theoretical and methodological bases on which the historical studies in Special Education presented in the period from 2008 to 2018 were developed, in prominent academic-scientific events in the field of Special Education and History of Education in a Brazilian context. For this, the following categories were used: the object of study / theme and the area of special education in which it is inserted; the time frame considered; the prioritized sources, the methodological procedures for data collection and analysis; and the theoretical-epistemological references indicated. The results indicate that the production of research in the History of Special Education is still incipient and reflects the interdisciplinarity of the field, recognizing that the History of Special Education is, above all, undisciplined.
Assunto: Educação especial
História da educação
Interdisciplinaridade na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X53212
URI: http://hdl.handle.net/1843/60207
Data do documento: 13-Nov-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/53212
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Educação Especial
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial entre a tradição e a renovação.pdf415.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.