Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60217
Type: Tese
Title: O duelo entre Deus e o Diabo: um olhar discursivo sobre rezas/orações/benzedeiras da cultura popular brasileira
Authors: Celina Gontijo Cunha
First Advisor: Ida Lucia Machado
First Referee: Wander Emediato de Souza
Second Referee: William Augusto Menezes
Third Referee: Cláudio Humberto Lessa
metadata.dc.contributor.referee4: Glaucia Muniz Proença Lara
Abstract: Nosso trabalho tentou captar a força que move certos imaginários psicossociais e culturais vindos do passado, força esta que os faz se manterem vivos ainda hoje. Como essa questão é muito vasta, o trabalho se centra na prática ancestral da benzeção feita por curandeiros e, sobretudo, benzedeiras que retomam – de um certo modo – palavras e gestos antigos (mesmo que disso não sejam conscientes). Para melhor examinar a questão concebemos um corpus formado por preces enunciadas por tais indivíduos encontradas na obra de dois autores brasileiros: Assim se benze em Minas Gerais: um estudo sobre a cura através da palavra (GOMES; PEREIRA, 2004). Limitamos o trabalho de análise discursiva das preces àquelas que são feitas no estado de Minas Gerais/Brasil, isso porque levamos em conta a forte tradição católica que aí existe, ainda que esta seja de vez em quando atravessada pelo sincretismo religioso, vindo das preces e crenças dos negros africanos, vítimas da maldição da escravatura, pessoas que foram retiradas de suas casas e de seus países africanos para serem instaladas como prisioneiras do Brasil Colônia. Como metodologia de trabalho, recorremos à teoria semiolinguística de análise do discurso de Charaudeau (1983, 1992, 2008). As narrativas de vida de algumas benzedeiras, um padre e um médico também são analisadas. Suas histórias estão disponíveis no livro supracitado e na obra de Francimário Vito dos Santos, intitulada em: O ofício das benzedeiras; um estudo sobre práticas terapêuticas e a comunhão de crenças em Cruzeta-RN. Para analisar algumas delas, utilizamos conceitos formulados pela pesquisadora Machado (2018, 2020, 2022). Foi ela quem teve a ideia de tomar narrativas ou histórias de vida como uma possível materialidade discursiva. Machado também propôs análises que levam em conta os sujeitos transclasses dessas narrativas, seguindo os passos da filósofa francesa Chantal Jaquet (2015). Este trabalho considera também, na medida do possível, algumas questões que dizem respeito à decolonização, segundo os pesquisadores Quijano (1992) e Mignolo (2017). No final de nossa pesquisa, concluímos que a hipótese inicial da tese se confirmou: existe um vasto universo de crenças formado por antigos imaginários psicossociais e culturais (modificados segundo o passar do tempo) inseridos em cada benzeção; assim, a prática das benzedeiras contribui, ao seu modo, para manter tradições históricas brasileiras. Eis aí um vasto campo de pesquisa, tanto para os usos linguageiros como também para os discursivos.
Abstract: Our work tried to capture the force that moves certain psychosocial and cultural imaginaries from the past, a force that keeps them alive even today. As this question is vast, the work focuses on a single point, which is: the ancestral practice of blessing practiced by healers and, above all, healers who take up – in a certain way – ancient words and gestures (even if they are not aware of it). To better examine this question, we conceived a corpus formed by prayers enunciated by such individuals that were found in the work of two Brazilian authors: “This is how people are blessed in Minas Gerais: a study on healing through the word” (GOMES; PEREIRA, 2004). We limit the work of discursive analysis of prayers to those that are made in the state of Minas Gerais/Brazil, because we take into account the strong Catholic tradition that exists there, even if this is occasionally crossed by religious syncretism, coming from prayers and beliefs of black Africans, victims of the curse of slavery, people who were taken from their homes and their African countries to be installed as prisoners in Colonial Brazil. As a work methodology, we used the semiolinguistic theory of discourse analysis by Charaudeau (1983, 1992, 2008). We also decided to examine the life narratives of some healers, a priest and a doctor. We found their stories in the above-mentioned book and in the work of Francimário Vito dos Santos, entitled: “The craft of healers; a study on therapeutic practices and the communion of beliefs in Cruzeta-RN”. To analyze some of them, we used concepts formulated by the researcher Machado (2018, 2020, 2022). It was she who had the idea of taking narratives or life stories as a possible discursive materiality. Machado also proposed analyzes that consider the transclass subjects of these narratives, following in the footsteps of the French philosopher Chantal Jaquet (2015). We also work, as far as possible, on some issues related to decolonization, according to researchers Quijano (1992) and Mignolo (2017). At the end of our research aimed at carrying out this thesis, we saw that our initial hypothesis was confirmed: there is a vast universe of beliefs formed by ancient psychosocial and cultural imaginaries (modified over time) inserted in each blessing; thus, the practice of healers contributes, in its own way, to maintaining Brazilian historical traditions. Here is a vast field of research, both for language uses and for discursive uses.
Subject: Análise do discurso
Linguística – Semiótica
Benzedeiras – Minas Gerais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60217
Issue Date: 31-Aug-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O duelo entre Deus e o Diabo.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons