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http://hdl.handle.net/1843/60308
Tipo: | Dissertação |
Título: | Do letramento em saúde à competência em informação: espaço de interlocução |
Autor(es): | Gisele da Silva Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Ana Paula Meneses Alves |
Primeiro membro da banca : | Helena Alves de Carvalho Sampaio |
Segundo membro da banca: | Camila Araújo dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Cláudio Paixão Anastácio de Paula |
Quarto membro da banca: | Amanda Damasceno de Souza |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar como os estudos de Letramento em Saúde (LS) podem contribuir para o avanço da Competência em Informação (CoInfo). A investigação foi norteada por oito categorias sendo elas: terminologia, conceituação/definição, importância para a promoção da saúde, análise dimensional, avaliação e mensuração, temas emergentes, institucional e ações educativas. Caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e de cunho qualitativo, este estudo buscou operacionalizar relações teóricas para produzir uma síntese analítica e crítica. O arcabouço teórico-conceitual foi sintetizado a partir das contribuições de autores basilares, cotejando-os com os dados coletados. No âmbito da pesquisa, foram tratados conceitos que envolvem os estudos sobre Literacy no mundo, incluindo uma síntese histórico-cultural da Competência em Informação, a visão Iberoamericana, a Competência em Informação e Midiática, a Competência Crítica em Informação e o viés do Letramento informacional. Também foram abordados conceitos relacionados ao Letramento em Saúde, como Letramento Digital, Letramento Digital em Saúde, Letramento em Inteligência Artificial e Letramento do Futuro. A coleta de dados foi realizada através de uma Revisão Integrativa de Literatura, no recorte temporal de 2012 a 2022, buscando artigos que tratassem da interlocução entre os temas. A partir desta metodologia, foram recuperados 10 artigos. A análise e discussão dos dados revelaram áreas de estudo significativas, como a colaboração entre bibliotecas e outras organizações de saúde, e a visão abrangente do papel das bibliotecas e dos bibliotecários na promoção do letramento em saúde. A revisão crítica de conceitos em outros domínios do letramento indicou que a CoInfo pode contribuir para o desenvolvimento do LS de diversas maneiras. Em conclusão, este estudo demonstrou que os estudos de Letramento em Saúde podem, de fato, contribuir para os estudos de Competência em Informação. A pesquisa também destacou a necessidade de uma agenda de pesquisa focada em estabelecer relações claras e coerentes entre os conceitos, promovendo uma compreensão mais profunda e integrada desses campos inter-relacionados. Em suma, embora o LS e a CoInfo compartilhem antecedentes e atributos comuns, elas possuem características distintas e únicas. A compreensão dessas semelhanças e diferenças é crucial para os educadores e pesquisadores que trabalham com esses conceitos em suas práticas e estudos. |
Abstract: | This research had the main objective of investigating how studies in Health Literacy (LS) can contribute to the advancement of Information Literacy (CoInfo). The investigation was guided by eight categories, namely: terminology, conceptualization/definition, importance for health promotion, dimensional analysis, evaluation and measurement, emerging themes, institutional, and educational actions. Characterized as a bibliographic, exploratory, and qualitative research, this study sought to operationalize theoretical relationships to produce an analytical and critical synthesis. The theoretical-conceptual framework was synthesized from the contributions of foundational authors, comparing them with the collected data. Within the scope of the research, concepts involving studies about Literacy worldwide were addressed, including a historical-cultural synthesis of Information Literacy, the Ibero-American view, Media and Information Literacy, Critical Information Literacy, and the bias of informational literacy. Concepts related to Health Literacy, such as Digital Literacy, Digital Health Literacy, Artificial Intelligence Literacy, and Future Literacy were also addressed. Data collection was carried out through an Integrative Literature Review, in the time frame from 2012 to 2022, seeking articles that dealt with the interlocution between the themes. From this methodology, 10 articles were retrieved. The analysis and discussion of the data revealed significant study areas, such as collaboration between libraries and other health organizations, and the comprehensive view of the role of libraries and librarians in promoting health literacy. The critical review of concepts in other literacy domains indicated that CoInfo can contribute to the development of LS in various ways. In conclusion, this study demonstrated that studies in Health Literacy can indeed contribute to studies in Information Literacy. The research also highlighted the need for a research agenda focused on establishing clear and coherent relationships between the concepts, promoting a deeper and integrated understanding of these interrelated fields. |
Assunto: | Ciência da informação Competência em informação Letramento - Saúde Letramento digital Inteligência artificial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60308 |
Data do documento: | 5-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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