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http://hdl.handle.net/1843/60311
Type: | Tese |
Title: | A heterotopia como recurso dramatúrgico em monólogos contemporâneos escritos por mulheres: Hilda Peña, de Isidora Stevenson, e Vaga Carne, de Grace Passô |
Other Titles: | Heterotopia as a dramaturgical resource in contemporary monologues written by women: Hilda Peña, by Isidora Stevenson, and Vaga Carne, by Grace Passô La heterotopía como recurso dramatúrgico en los monólogos contemporáneos escritos por mujeres: Hilda Peña, de Isidora Stevenson, y Vaga Carne, de Grace Passô |
Authors: | Jéssica Luíza de Sousa Ribas |
First Advisor: | Sara del Carmen Rojo de la Rosa |
First Referee: | Laureny Aparecida Lourenço da Silva |
Second Referee: | Adélia Aparecida da Silva Carvalho |
Third Referee: | Carolina Andrea Brncic Becker |
metadata.dc.contributor.referee4: | Natalia del Pilar Cisterna Jara |
Abstract: | As obras contemporâneas Hilda Peña (2014), da dramaturga chilena Isidora Stevenson (1981), e Vaga Carne (2018), da dramaturga brasileira Grace Passô (1980), acessam as relações espaço-temporais e históricas de maneira furtiva e imprecisa, tanto na narrativa de suas personagens quanto imageticamente em suas respectivas montagens. Nos dois solos, estão presentes temáticas como a violência, a morte, a solidão, a falta de memória e de possibilidade de futuro para mulheres invisibilizadas e socialmente vulneráveis. Trabalhamos com a hipótese de que a inadequação em que se encontram os corpos representados nas obras tenha os impelido a ocupar um “não lugar” (AUGÉ, 1994), e que as dramaturgas constroem, como possibilidade de sobrevivência dessas vozes, espaços heterotópicos (FOUCAULT, 1984) em suas criações. A escolha dessas obras latino-americanas se deu pela importância e relevância de cada uma, mas também por acreditarmos que elas poderiam nos indicar artisticamente que tipos de novos espaços têm se formado dentro dos contextos políticos de exclusão em que estão inseridas suas narrativas. A pesquisa coloca em diálogo questões sobre as mulheres no contexto brasileiro e chileno, relação que se faz ainda mais necessária se observamos que, apesar das semelhanças histórico-culturais entre os países do Cone Sul, as aproximações artísticas ainda são escassas entre Brasil e demais territórios da América Latina. |
Abstract: | Las obras contemporáneas Hilda Peña (2014), de la dramaturga chilena Isidora Stevenson (1981), y Vaga Carne (2018), de la dramaturga brasileña Grace Passô (1980), acceden las relaciones espacio temporales e históricas de manera diluida e imprecisa, tanto en la narrativa de sus personajes cuánto visualmente en sus respectivos montajes. En ambos monólogos están presentes temas como la violencia, la soledad, la falta de memoria y la posibilidad de un futuro para mujeres invisibilizadas y socialmente vulnerables. Trabajamos con la hipótesis de que la inadecuación en que se encuentran los cuerpos representados en las obras les ha impelido a ocupar un “no lugar” (AUGÉ, 1994), y que los dramaturgos construyen, como posibilidad de supervivencia de estas voces, espacios heterotópicos (FOUCAULT, 1984) en sus creaciones. La elección de estas obras latinoamericanas se debió a la importancia y actualidad de cada una, pero también porque creemos que podrían indicarnos artísticamente qué tipo de nuevos espacios se han formado dentro de los contextos políticos de exclusión en los que se insertan sus narrativas. La investigación pone en diálogo preguntas sobre las mujeres en el contexto brasileño y chileno, relación que se vuelve aún más necesaria si observamos que, a pesar de las similitudes histórico-culturales entre los países del Cono Sur, las aproximaciones artísticas aún son escasas entre Brasil y otros territorios de América Latina. |
Subject: | Stevenson, Isidora. – Hilda Peña – Crítica e interpretação Passô, Grace. Vaga Carne – Crítica e interpretação Literatura comparada – Brasileira e chilena Literatura comparada – Chilena e brasileira Teatro latino-americano – História e crítica Espaço e tempo na literatura Mulheres na literatura Teatro feminista Crítica literária de Minas Gerais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60311 |
Issue Date: | 11-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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