Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60323
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dc.creatorDemétrio Delizoicov Netopt_BR
dc.creatorSimoni Tormöhlen Gehlenpt_BR
dc.creatorStefannie de Sá Ibraimpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T13:57:06Z-
dc.date.available2023-10-31T13:57:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume21pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u771776pt_BR
dc.identifier.issn1984-2686pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60323-
dc.description.resumoA concepção educacional de Paulo Freire emerge nos anos 1960 quando, desafiado pelo problema do alto índice de analfabetismo brasileiro, inicia uma práxis cuja primeira síntese é apresentada no seu livro Educação como prática de liberdade. Perseguido e detido em prisão por cerca de dois meses pela ditadura militar implantada no Brasil em 1964, Freire se exilou no Chile, onde permaneceu até 1969. Durante o período em que viveu no Chile se engajou em uma equipe de especialistas de várias áreas do conhecimento, na qual destacavam-se os agrônomos. Esta equipe tinha como foco a reforma agrária que estava sendo iniciada pelo governo eleito em 1964. Dentre outros problemas oriundos dessa iniciativa, a educação dos agricultores para a implementação da pretendida reforma, possibilitou que Freire, junto a tal equipe, realizasse uma nova síntese de suas concepções educacionais, fomentada pelo trabalho realizado, a qual foi publicada nos livros Pedagogia do Oprimido e Extensão ou Comunicação? Nos livros há um olhar crítico para as práxis educativas que se originaram no processo que estava sendo estabelecido. Assim, Freire amplia suas reflexões gnosiológicas e educacionais para além de uma educação destinada a analfabetos, ainda que tenha mantido como foco prioritário a educação não escolar. Ele considera que, além da leitura, o processo educativo em construção, deveria propiciar o estabelecimento de práticas agrícolas inéditas para os camponeses, que já eram estabelecidas e implementadas em outros espaços. Assim, o autor aprofunda tanto a sua compreensão gnosiológica como a educacional.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectIdeário Freireanopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFreire, Paulo - Método de educaçãopt_BR
dc.subject.otherPedagogia críticapt_BR
dc.titleCentenário Paulo Freire: contribuições do ideário freireano para a educação em ciênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/36079pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5970-3400pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9786-3392pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5724-993Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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