Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Diego Ted Rodrigues Bogeapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434398180785863pt_BR
dc.contributor.referee1Gabriela Clemente de Oliveirapt_BR
dc.creatorLais Oliveira Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T16:05:23Z-
dc.date.available2023-10-31T16:05:23Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60339-
dc.description.abstractThis article analyzes the contribution of digital technology as a form of expression, development of creativity and personal poetics in the construction of the arts, as well as its contribution in the teaching-learning process. Art classes are recognized as essential for human development, and it is up to the teacher to offer innovative and meaningful experiences, providing opportunities for the exchange of knowledge. It presents the need for an educator who mediates knowledge, to favor access to information and experiments that explore the social relationship of subjects ahead of their time. Which results in the need for an adequate and conducive space for the construction and cultural production, which is stimulating and challenging, with sensitive educators, who know and experience a hybrid of art and technology, aiming at the importance of renewing the way of teaching and artistic compositions. In conclusion, this article presents suggestions to reflect on the construction of society in the artistic and educational field in the midst of new technologies.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo analisa a contribuição da tecnologia digital como forma de expressão, desenvolvimento da criatividade e da poética pessoal na construção das artes, assim como sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. As aulas de arte são reconhecidas como essenciais para a formação humana, cabendo ao professor oferecer experiências inovadoras e significativas, oportunizando a troca dos saberes. Apresenta-se a necessidade de um educador mediador do conhecimento, para favorecer o acesso as informações e experimentos que explorem a relação social dos sujeitos à frente do seu tempo. O que resulta na necessidade de um espaço adequado e propício para a construção e produção cultural, que seja estimulante e desafiador, com educadores sensíveis que conheçam e vivenciem um híbrido da arte e tecnologia, visando a importância de renovar a forma de ensino e composições artísticas. Concluindo, este artigo apresenta sugestões para refletir a construção da sociedade no campo artístico e educacional em meio as novas tecnologias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleA aplicação da tecnologia digital no campo de ensino e criação das artes visuaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAIS OLIVEIRA SANTOS- CORREÇÃO APÓS BANCA NORMAS ABNT.pdf807.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.