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dc.creatorAna Flavia Machadopt_BR
dc.creatorAlice Demattos Guimarãespt_BR
dc.creatorRodrigo Cavalcante Michelpt_BR
dc.creatorGabriel Vaz de Melopt_BR
dc.creatorJulia Papini Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T19:56:46Z-
dc.date.available2023-10-31T19:56:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue19pt_BR
dc.citation.spage118pt_BR
dc.citation.epage136pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22398/2525-2828.719118-136pt_BR
dc.identifier.issn2525-2828pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60370-
dc.description.abstractEste artigo buscou analisar o selo UNESCO das duas cidades criativas brasileiras mais antigas, Curitiba e Florianópolis. O objetivo foi compreender a extensão do selo UNESCO em promover as modalidades selecionadas (respectivamente, Design e Gastronomia) e setores relacionados. Ademais, dado a pandemia global, o trabalho pretende descrever as ações das cidades em resposta à COVID-19, especialmente no setor de turismo fortemente conectado à modalidade do selo. Para tanto, utilizam-se de dados primários e secundários referentes às duas cidades estudadas. Nossas fontes secundárias abordam dados do mercado de trabalho e fluxo de turismo contextualizado para os dois territórios, explorando o potencial, conquistas e desafios da Rede de Cidades Criativas da UNESCO após a concessão do selo, somado ao cenário pandêmicopt_BR
dc.description.resumoThis paper aimed to follow the unfoldings of being labeled a UNESCO Creative City by studying the first two labeled ones in Brazil, Curitiba and Florianopólis. The objective was to comprehend the extension of the UNESCO label in promoting the chosen modality (in the case, design and gastronomy, respectively) and related sectors. Also, given the current global pandemic, the work goes on drawing the cities response to COVID-19, especially when it comes to the tourism enterprise strongly connected to the creative sector. For that, we use secondary data as well as primary data to deal with both cities case studies. Our secondary sources tackle labor market data and tourism flow contextualized to the two territories, exploring the UNESCO Creative Cities Network’s potential, achievements and challenges after the label granting, added up the pandemic settingpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Diálogo-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCreative citiespt_BR
dc.subjectUNESCOpt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherUNESCOpt_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.subject.otherMunicípiospt_BR
dc.titleThe experience of UNESCO creative cities in the context of COVID-19: a case study of brazilian citiespt_BR
dc.title.alternativeA experiência das cidades criativas da UNESCO no contexto da COVID-19: o caso de cidades brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/401pt_BR
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