Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60425
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dc.creatorMarina Rodrigues Martinspt_BR
dc.creatorStefannie de Sá Ibraimpt_BR
dc.creatorPaula Cristina Cardoso Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-01T14:28:49Z-
dc.date.available2023-11-01T14:28:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage49pt_BR
dc.citation.epage72pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180203pt_BR
dc.identifier.issn1983-2117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60425-
dc.description.abstractWe used Walton's 60 Argumentative Schemes (WAS) to analyse pre-service chemistry teacher's arguments in an interview about two problems: i) snowmen melting (SP1); and ii) a burning candle (SP2). Both problems favour arguments mobilization involving scientific concepts' use. SP1 favours knowledge related to physical state changes and absorption and reflection of light, while SP2 involves chemical reactions. The problems demanded distinct skills from the pre-service chemistry teachers, regarding the analysis of evidence, proposing justifications and drawing conclusions. We found a predominance of schemes related to scientific reasoning and similar arguments in the two problems - which indicates that teachers had developed such ways of thinking, which may be relevant to classroom situations. We realised that the WAS kinds mobilized by the pre-service teachers are influenced by the nature of the problems and the scientific knowledge involved in the resolutions.pt_BR
dc.description.resumoUtilizamos os 60 Esquemas Argumentativos de Walton (EAW) para analisar, reconstruir e classificar argumentos de professoras de Química em formação inicial em situação de entrevista sobre dois problemas: i) derretimento de bonecos de neve (SP1); ii) fenômeno da queima de uma vela (SP2). Ambos favorecem a mobilização de argumentos envolvendo uso de conceitos científicos, sendo estes, em SP1, mudanças de estado físico e fenômenos de absorção e reflexão da luz e, em SP2, reações químicas. Cada problema demandava dos sujeitos habilidades distintas para análise de evidências, proposição de justificativas e elaboração de conclusões. Houve predomínio de esquemas relacionados ao raciocínio científico - o que indica que as licenciandas manifestaram tal forma de pensar, algo relevante para situações em sala de aula - e número similar de argumentos nos dois problemas. Percebemos que os tipos de EAW mobilizados pelas licenciandas foram influenciados pela natureza dos problemas e pelos conhecimentos científicos envolvidos nas resoluções.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsquemas argumentativospt_BR
dc.subjectProfessores de química em formação inicialpt_BR
dc.subjectWaltonpt_BR
dc.subject.otherQuímica - Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRaciocíniopt_BR
dc.titleEsquemas argumentativos de walton na análise de argumentos de professores de química em formação inicialpt_BR
dc.title.alternativeAnalizing pre-service chemestry teachers' arguments using Walton's argumentative schemespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/epec/a/snKwxRFYzVLXzwGpBHjbcYP/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8659-8167pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5724-993Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1762-4840pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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