Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60435
Type: Artigo de Periódico
Title: Potencial empreendedor interno sob o prisma do mindset de crescimento e dos cinco grandes traços de personalidade: proposição de um modelo teórico
Authors: Frederico Leocádio Ferreira
Helena Belintani Shigaki
Carlos Alberto Gonçalves
Abstract: Este artigo tem por objetivo propor um modelo hipotético integrando as teorias de Mindset, de Potencial Empreendedor Interno e dos Cinco Grandes Traços de Personalidade. Evidenciou-se cinco lacunas teóricas, relacionadas aos traços de Consciência e de Amabilidade com Mindset fixo, aos traços de Extroversão e Neuroticismo com Mindset de crescimento e, principalmente, a correlação entre as teorias de Mindset com Potencial Empreendedor Interno. Foi realizada uma revisão de literatura das teorias de Mindset, de Potencial Empreendedor Interno e dos Cinco Grandes Traços de Personalidade, para auxiliar na construção do modelo e na formulação de suas hipóteses, seguindo a linha de Elgelman e Schreiber (2018). O estudo tem como contribuição a elaboração do modelo hipotético e o desenvolvimento de 12 proposições para guiar futuras pesquisas
Abstract: This article aims to propose a hypothetical model integrating the theories of Mindset, Potential Internal Entrepreneur and the Big Five Personality Traits. Five theoretical gaps were evidenced, related to the traits of Consciousness and Kindness with fixed Mindset, the traits of Extroversion and Neuroticism with growth Mindset and, mainly, the correlation between Mindset and Potential Internal Entrepreneur’s theories. A literature review of the theories of Mindset, Potential Internal Entrepreneur and the Big Five Personality Traits was carried out to assist in the construction of the model and in the formulation of its hypotheses, follow the lines of Elgelman and Schreiber (2018). The study contributes to the development of the hypothetical model and the development of twelve proposals to guide future studies
Subject: Empreendedorismo
Teoria social
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11628
URI: http://hdl.handle.net/1843/60435
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/11628
metadata.dc.relation.ispartof: Desenvolvimento em Questão
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