Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60481
Type: Dissertação
Title: Sensação térmica e conforto térmico: temáticas promissoras para uma contextualização do ensino de física térmica
Authors: Ramon Gonçalves de Limas Junior
First Advisor: Juarez Melgaço Valadares
Abstract: A disciplina de Física geralmente não é muito popular entre os estudantes do Ensino Médio, e os motivos dessa impopularidade são facilmente percebidos quando se ouve os alunos. Destacam-se a utilização excessiva e desnecessária de ferramentas matemáticas, bem como a forma como é ensinada, muitas vezes com foco em problemas muito abstratos e distantes da realidade da maioria dos estudantes. O objetivo nuclear desta pesquisa é promover a contextualização do ensino de Física Térmica por meio de uma sequência de aulas sobre sensação térmica e conforto térmico em ambientes diversos e estimular uma maior participação dos estudantes. A pesquisa foi realizada com cinco estudantes do Ensino Médio que não estão vinculados com turmas nas quais o professor-pesquisador atua. A sequência de seis aulas foi ministrada em um conjunto de dez encontros, um maior número de encontros foi necessário para se adequar à necessidades dos participantes. Todos os dez encontros foram gravados, e as falas dos encontros foram transcritas para a análise do professor-pesquisador. Ao longo de toda sequência de aulas, foi possível perceber que os estudantes tiveram muita participação. Muitas das atividades propostas os colocaram no centro do processo de aprendizagem. O evidente envolvimento dos estudantes foi potencializado por atividades em que eles precisavam ser ativos como: a análise frase a frase dos textos problematizadores, a construção coletiva de textos problematizadores, a construção e aprimoramento do check list, e os constantes pedidos do professor-pesquisador em avaliar a qualidade das aulas. Durante as aulas, foi frequente a introdução de elementos de estudo que o professor-pesquisador não havia preparado, e foram incorporados por demanda dos estudantes. Na reflexão sobre os temas, os estudantes também optaram, com frequência, por uma forma de analisar a situação que não é “livresca”, eles pensaram nos fenômenos acontecendo de maneira simultânea e não compartimentada como as vezes acontece durante o ensino dos conceitos. A complexidade das situações dos textos problematizadoras também estimulou nos estudantes o aprofundamento de alguns conceitos. Para finalizar, podemos afirmar que a utilização dos temas da sensação térmica e do conforto térmico cumpriu com as finalidades desta pesquisa. Gostaríamos de que os estudantes percebessem um outro lado da disciplina da Física: aquele que consegue dialogar com situações reais e não somente com situações idealizadas dos livros, aquele que comunica com outras áreas do conhecimento e aquele que não depende exclusivamente da utilização e manipulação de fórmulas matemáticas para ser compreendido. Esperamos que essa pesquisa e seus materiais sobre o conforto térmico produzidos estimulem outros professores e professoras de Física, Biologia, Ciências e áreas correlatas a contextualizarem os seus ensinamentos com a mesma temática desta pesquisa. E que as experiências aqui relatadas sejam aprimoradas por outros profissionais, e que consigamos estudantes mais participativos e motivados, e com isso uma que uma melhora ainda que singela na qualidade do ensino de Física ocorra.
Abstract: Physics is generally not very popular among high school students, and the reasons for this unpopularity are easily perceived when listening to the students. The excessive and unnecessary use of mathematical tools, as well as the way it is taught, often focusing on highly abstract problems that are far removed from the reality of most students, are highlighted. The core objective of this research is to promote the contextualization of Thermal Physics teaching through a sequence of lessons on thermal sensation and comfort in various environments, and to encourage greater student participation. The research was conducted with five high school students who are not associated with classes where the teacher-researcher works. The sequence of six lessons was delivered in a set of ten meetings, with a greater number of meetings required to accommodate the participants' needs. All ten meetings were recorded, and the speeches were transcribed for analysis by the teacher-researcher. Throughout the entire sequence of lessons, it was possible to perceive that the students had high levels of participation. Many of the proposed activities placed them at the center of the learning process. The evident involvement of the students was enhanced by activities in which they needed to be active, such as analyzing the problematic texts sentence by sentence, collectively constructing problematic texts, creating and improving checklists, and the constant requests of the teacher-researcher to assess the quality of the lessons. During the lessons, there was frequent introduction of study elements that the teacher-researcher had not prepared, which were incorporated based on the demand of the students. In reflecting on the topics, students often opted for a way of analyzing the situation that is not 'bookish'; they thought about phenomena happening simultaneously and not compartmentalized as sometimes happens during the teaching of concepts. The complexity of the problematic texts situations also stimulated students to deepen their understanding of some concepts. To conclude, we can affirm that the use of the topics of thermal sensation and thermal comfort fulfilled the purposes of this research. We aimed for the students to perceive another side of the Physics discipline: the one that can dialogue with real situations and not only with idealized situations from books, the one that communicates with other areas of knowledge, and the one that does not depend exclusively on the use and manipulation of mathematical formulas to be understood. We hope that this research and its materials on thermal comfort will inspire other Physics, Biology, Science, and related areas teachers to contextualize their teachings with the same theme as this research. We also hope that the experiences reported here will be improved by other professionals, leading to more participative and motivated students, and thus, even a slight improvement in the quality of Physics teaching.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60481
Issue Date: 28-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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