Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60484
Type: Dissertação
Title: Diz aí pessoa docente: web site para partilha de atividades educativas no ensino de História
Authors: Marcia Fernandes da Cunha
First Advisor: Jezulino Lúcio Mendes Braga
Abstract: A proposta deste trabalho é a criação de um espaço virtual no formato web site, e tem como objetivo geral o compartilhamento de experiências protagonizadas por professores e professoras de História no que se refere às mediações em projetos culturais ou aulas passeios, de modo a contribuir com a divulgação de práticas diferenciadas e que estejam relacionadas com a Educação para o patrimônio. A importância dada ao protagonismo do (a) docente de História deve-se ao fato da disciplina estar diretamente ligada à formação cultural do sujeito aluno e ser capaz de promover o diálogo entre a arte/cultura e os fatos do passado/presente, de modo a associá-los a toda a dinâmica da existência humana, considerando aspectos políticos, sociais, culturais e humanistas. Os objetivos específicos estão em: aperfeiçoar ideias para novos projetos; utilização de percursos culturais mais próximos da realidade dos alunos; divulgação de trabalhos relacionados à Educação para o patrimônio protagonizado por docentes de História; intercambiar ideias com outros profissionais das redes de ensino e espaços de memória; fomentar o protagonismo do docente em História sob a perspectiva de uma educação sensível e partilhada; por fim, influenciar novas práticas de ensino relacionadas ao patrimônio para além dos muros da escola. Como referência para a fundamentação teórica utilizarei as autoras Carmem Zeli Vargas Gil e Caroline Pacievitch (2017), as quais tratam da questão do ensino de história e a educação para o patrimônio sob a perspectiva da formação docente; Jorge Larossa Bondía (2002) e Inez Teixeira (2007) quanto a Educação sensível e a experiência como meio de se alcançar o saber e como condição para o exercício da docência e aquisição do conhecimento. Além destes, Sandra Pesavento (2005), que trata do princípio fundamental da história como a busca pelo passado ou no que restou dele em qualquer forma, e que seja capaz de produzir percepções através da experiência. Por fim Jacques Ranciére (2002) que trata da partilha do sensível sob a perspectiva da estética da arte como resultado da fusão da arte com a vida, o que neste trabalho refere-se espaço de memória e sua constituição, sob os aspectos políticos e sociais. Palavras- chave: protagonismo - docência em história – educação - patrimônio – sensibilidade partilhada.
Abstract: The purpose of this work is the creation of a virtual space in the web site format, and has as its general objective the sharing of experiences led by teachers and history teachers with regard to mediations in cultural projects or classes tours, in order to contribute to the dissemination of differentiated practices that are related to Education for heritage. The importance given to the protagonist of the history teacher is due to the fact that the discipline is directly linked to the cultural formation of the student subject and is capable of promoting the dialogue between art/culture and the facts of the past/present, in order to associate them with the entire dynamics of human existence, considering political and social aspects, cultural and humanist. The specific objectives are to: improve ideas for new projects; use of cultural path courses closer to the reality of students; dissemination of works related to Education for heritage led by history teachers; exchange ideas with other professionals of the educational networks and memory spaces; promote the protagonist of teachers in history from the perspective of a sensitive and shared education; finally, influence new teaching practices related to heritage beyond the walls of the school. As a reference for the theoretical foundation, I will use the authors Carmem Zeli Vargas Gil and Caroline Pacievitch (2017), which deal with the issue of history teaching and heritage education from the perspective of teacher education; Jorge Larossa Bondía (2002) and Inez Teixeira (2007) sensitive education and experience as a means of achieving knowledge and as a condition for teaching and knowledge acquisition. In addition to these, Sandra Pesavento (2005), who deals with the fundamental principle of history as the search for the past or what is left of it in any form and that is capable of producing perceptions through experience. Finally, Jacques Ranciére (2002) who deals with the sharing of the sensitive from the perspective of the aesthetics of art as a result of the fusion of art with life, which in this work refers to memory space and its constitution, under the political and social aspects. Keywords: protagonism - teaching in history - education - heritage - shared sensitivity.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60484
Issue Date: 1-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final Marcia (2).pdfDissertação de Mestrado Profissional - Educação em Museus e Divulgação Científica3.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.