Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60501
Type: Dissertação
Title: Produção de roteiro escrito e visual (storyboard) de jogo digital sobre patrimônio cultural
Other Titles: Production of a written and visual script (storyboard) for a digital game about cultural heritage
Producción de un guión escrito y visual (storyboard) para un juego digital sobre patrimonio cultural
Authors: Renata Passos Freire Ferreira
First Advisor: Elzimar Goettenauer de Marins Costa
First Referee: Francis Arthuso Paiva
Second Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Abstract: Este estudo destaca a relevância da incorporação de jogos digitais no cotidiano dos estudantes como um meio de enriquecer as práticas pedagógicas, tornando a aprendizagem mais envolvente, colaborativa e significativa. Além disso, enfoca o desenvolvimento de roteiros de jogos digitais (ARRUDA, 2014; OLIVEIRA, 2017; 2020) centrados no patrimônio local dos estudantes, como uma estratégia eficaz para estabelecer uma conexão mais profunda entre a escola e a vida dos alunos. Esta abordagem fortalece a identidade cultural e histórica local e amplia a participação da comunidade, contribuindo para transformações sociais, políticas e econômicas. A integração inovadora de roteiros de jogos digitais, patrimônio cultural, cultura e identidade dentro do contexto educacional é explorada neste estudo que investiga um gênero de discurso até então subutilizado no currículo escolar e examina como a linguagem, a multimodalidade e a tecnologia podem influenciar a identidade cultural e as práticas sociais dos alunos. Esta pesquisa qualitativa foi conduzida para promover a apreciação, o entendimento e a transformação do ambiente local dos estudantes, adotando uma perspectiva decolonial em relação à cultura, à identidade, ao patrimônio e à linguagem (TOLENTINO, 2012; 2016; 2018). Entrevistas revelaram a falta de conhecimento sobre a origem dos nomes da escola, apontando a necessidade de investigação nesse aspecto. A criação de diferentes tipos de textos - escritos, orais e visuais - desempenhou um papel fundamental na documentação do patrimônio identificado pelos alunos, ao mesmo tempo em que evidenciou que, apesar dos desafios enfrentados, os estudantes têm uma apreciação positiva de seu ambiente. Além disso, essa abordagem promoveu o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como análise crítica, pesquisa, trabalho em grupo, escrita, leitura, interpretação de textos multissemióticos, apresentação oral e argumentação. A promoção de competências em sala de aula também resultou no aumento do protagonismo, engajamento, criatividade e autonomia dos alunos, incentivando uma reflexão profunda sobre suas identidades e seu papel na comunidade. A perspectiva de futura profissionalização como roteiristas de jogos digitais também despertou grande interesse entre os estudantes. A docente desempenhou um papel fundamental como mediadora da aprendizagem, facilitando o progresso acadêmico, social e profissional dos alunos por meio da resolução de problemas. Os resultados deste estudo ressaltam a importância de pesquisas como essa e indicam a necessidade de aprofundar as concepções de patrimônio cultural, identidade e cultura na educação. Além disso, destacam a importância de estimular o prazer pela escrita e pela expressão visual nas práticas pedagógicas.
Abstract: This study highlights the relevance of incorporating digital games into students' daily lives as a means of enriching pedagogical practices, making learning more engaging, collaborative and meaningful. In addition, it focuses on the development of digital game scripts (ARRUDA, 2014; OLIVEIRA, 2017; 2020) focused on students' local heritage, as an effective strategy to establish a deeper connection between the school and students' lives. This approach strengthens local cultural and historical identity and broadens community participation, contributing to social, political and economic transformations. The innovative integration of digital game scripts, cultural heritage, culture and identity within the educational context is explored in this study that investigates a hitherto underutilized genre of discourse in the school curriculum and examines how language, multimodality and technology can influence students' cultural identity and social practices. This qualitative research was conducted to promote appreciation, understanding and transformation of the local environment of students, adopting a decolonial perspective in relation to culture, identity, heritage and language (TOLENTINO, 2012; 2016; 2018). Interviews revealed the lack of knowledge about the origin of the names of the school, pointing out the need for investigation in this aspect. The creation of different types of texts – written, oral and visual – played a key role in documenting the heritage identified by the students, while also evidencing that, despite the challenges faced, students have a positive appreciation of their environment. In addition, this approach promoted the development of several skills, such as critical analysis, research, group work, writing, reading, interpretation of multisemiotic texts, oral presentation and argumentation. The promotion of competencies in the classroom has also resulted in increased protagonism, engagement, creativity and autonomy of students, encouraging deep reflection on their identities and their role in the community. The prospect of future professionalization as screenwriters of digital games also aroused great interest among students. The teacher played a key role as a mediator of learning, facilitating the academic, social and professional progress of students through problem solving. The results of this study highlight the importance of research such as this and indicate the need to deepen the conceptions of cultural heritage, identity and culture in education. In addition, they highlight the importance of stimulating pleasure through writing and visual expression in pedagogical practices.
Subject: Linguagem e línguas – Estudo e ensino
Produção de textos
Tecnologia educacional
Jogos na educação
Letramento
Aprendizagem
Patrimônio cultural
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60501
Issue Date: 17-Aug-2023
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