Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60563
Type: Tese
Title: A etnografia de museus ancorada na memória social: o sistema de informação e inovação social do médium Chico Xavier
Other Titles: Museum ethnography anchored in social memory: the information system and social innovation of the medium Chico Xavier
Ethnographie muséale ancrée dans la mémoire sociale: le système d’information et l’innovation sociale du médium Chico Xavier
Ìwádìí ìjìnlẹ̀ ẹtinógíráfì nínúu mùsíọ́mù tí a dá lóríi ìmọ̀ àti ìrántí àwùjọ: ètòo ìmọ̀ àti ìsọdọ̀tun awujọ ti afifọ̀ tí wọ́n pè ní Chico Xavier
Authors: Samuel Ayobami Akinruli
First Advisor: Maria Aparecida Moura
First Co-advisor: Joëlle Le Marec
First Referee: Maria Guiomar da Cunha Frota
Second Referee: Letícia Julião
Third Referee: Andréa Rizzotto Falcão
metadata.dc.contributor.referee4: Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior
Abstract: Esta pesquisa se baseia na experiência etnográfica desdobrada na Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier localizada em Uberaba – Minas Gerais, a fim de promover reflexões intrínsecas ao contexto museológico deste museu-casa do médium mineiro, local de sua última morada e ambiente de produção de um complexo evangelizador do Espiritismo. Por meio da realização da etnografia no museu, desenvolveu-se a interpretação da relação entre o universo público e privado de Chico Xavier, entre patrimônios culturais e museológicos, e entre as narrativas expográficas e os dispositivos mnemônicos acionados não somente pelo ou sobre o médium, mas que são intrínsecos ao Kardecismo. O que também coloca em evidência as ritualísticas, processos e cosmovisões espíritas, bem como controvérsias em torno do ato de lembrar e esquecer no interior da própria Doutrina. Este estudo nos leva à constatação da realidade de que, sustentada pela prática da caridade e da evangelização, Chico Xavier conduziu à conformação de um sistema de informação baseado em tecnologias voltadas à inovação social por meio da articulação de suas experiências devocionais sob sua ação personalista e liderança espírita. A modelagem desta gestão do conhecimento à la manière de Chico Xavier, que previu o manuseio de diversos suportes e linguagens comunicacionais, deu-se a partir de duas frentes basilares, uma vez que tanto a assistência social quanto a produção editorial foram condicionantes à delineação da sua prática missionária. Ao mesmo tempo, conduzia-se a capilarização do Espiritismo pelo Brasil por meio do agenciamento de pessoas e instituições e com a conformação de territórios espíritas em expansão com aderência e financiamento, inclusive, de uma oligarquia agropecuarista que flertava com a modernidade. Neste sentido, a inspiração em modelos eurocêntricos relacionados às práticas colecionistas e à perspectiva patrimonial marcou os modelos e regimes de memória doutrinária que foram expostos, por exemplo, na conformação da Exposição Espírita Permanente. Por sua vez, o confronto com outros lugares de memória associados a Chico Xavier e ao Kardecismo indicaram interditos, esquecimentos e esmaecimentos, disputas por representação e legitimidade, além dos interesses em um crescente mercado fomentado pelo turismo religioso.
Abstract: This research is based on the ethnographic experience unfolded at Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier located in Uberaba – Minas Gerais, in order to promote reflections intrinsic to the museological context of this museum-home of the medium from Minas Gerais, place of his last dwelling and production environment of an evangelizing complex of Spiritism. Through the ethnographic study of the museum, we developed an interpretation of the relationship between the public and private worlds of Chico Xavier, between cultural and museological heritage, and between the expographic narratives and the mnemonic devices activated not only by or about the medium, but also intrinsic to Kardecism. What also puts in evidence the ritualistic, processes and spiritist cosmovision, as well as controversies around the act of remembering and forgetting within the doctrine itself. This study leads us to the acknowledgment that, sustained by charity and evangelization practices, Chico Xavier led to the conformation of an information system based on technologies aimed at social innovation through the articulation of his devotional experiences under his personalistic action. The modeling of this knowledge management at Chico Xavier’s style, which foresaw the handling of several communication supports and languages, was based on two basic fronts, since both social assistance and editorial production were conditioning factors in the delineation of his missionary practice. At the same time, Spiritism was being spread throughout Brazil through the agency of people and institutions and the conformation of spiritist territories in expansion with adherence and financing, including from an agricultural and cattle-raising oligarchy that flirted with modernity. In this sense, the inspiration in Eurocentric models related to collection practices and to the patrimonial perspective marked the models and regimes of doctrinal memory that were exposed, for example, in the conformation of the Exposição Espírita Permanente. In turn, the confrontation with other places of memory associated with Chico Xavier and Kardecism indicated interdictions, forgetfulness and fading, disputes for representation, legitimacy, in addition to the interests in a growing religious tourism market.
Subject: Ciência da informação
Museus – Etnografia
Patrimônio cultural
Memória – Aspectos religiosos
Xavier, Francisco Cândido, 1910-2002 – Espiritismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/60563
Issue Date: 12-Jul-2023
metadata.dc.description.embargo: 12-Jul-2025
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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