Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60597
Type: Artigo de Periódico
Title: Revisitando a noção de campo de Pierre Bourdieu para compreender a produção de conhecimentos da Educação Física brasileira
Other Titles: Revisiting the notion of field by Pierre Bourdieu to understand the production of knowledge in brazilian Physical Education
Authors: Rodrigo de Oliveira Gomes
Admir Soares de Almeida Júnior
Abstract: Este artigo teve por objetivo (re) visitar a noção de campo de Pierre Bourdieu para compreender a Educação Física brasileira como um campo de produção de conhecimentos não neutro, repleto de interesses nas disputas pelo poder. A construção da escrita se deu por dois aspectos metodológicos. O primeiro via apreciação bibliográfica de obras de Bourdieu e de autores da Educação Física brasileira que se debruçaram sobre o autor. O segundo alicerçado na análise sociológica realizada na tese doutoral produzida por um dos autores. Consideramos que o exercício realizado neste artigo permite pensar sobre alternativas analíticas na construção teórico-metodológica de novos estudos. Apontamos que o campo é recente, em construção e permeado por tensões acadêmico/profissionais que interferem em sua identidade. Todo o percurso apresentado explica os interesses próprios de agentes e instituições que jogam simbolicamente na trama de suas conveniências. Cremos ser essencial o desvelamento dos múltiplos elementos que tencionam esse campo, principalmente no que diz respeito à sua institucionalização, incremento e política.
Abstract: This article aimed to (re) visit Pierre Bourdieu's notion of the field to understand Brazilian Physical Education as a field of non-neutral knowledge production, full of interests in power disputes. The construction of writing took place from two methodological aspects. The first was a bibliographic review of works by Bourdieu and authors of Brazilian Physical Education who studied the author. The second is based on the sociological analysis carried out on the doctoral thesis produced by one of the authors. We consider that the exercise carried out in this article allows us to think about analytical alternatives in the theoretical and methodological construction of new studies. We point out that the field is recent, under construction and permeated by academic / professional tensions that interfere with its identity. The entire route presented explains the interests of agents and institutions that play symbolically in the fabric of their conveniences. We believe it is essential to unveil the multiple elements that intend this field, mainly concerning its institutionalization, increase, and policy.
Subject: Educação Física
Formação profissional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0102-469826794
URI: http://hdl.handle.net/1843/60597
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/edur/a/ZyP5ScDhwMvR9yvZ83bzDqg/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em Revista
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.