Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60627
Tipo: Dissertação
Título: Os povos indígenas em Minas Gerais na contemporaneidade: as temáticas indígenas nas aulas de História do ensino fundamental II
Autor(es): Flávia Regina de Oliveira Chaves
primer Tutor: Pablo Luiz de Oliveira Lima
primer miembro del tribunal : Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Segundo miembro del tribunal: Ana Paula Giavara
Resumen: Esta pesquisa de mestrado profissional debruça-se sobre uma questão que inquieta a muitos professores de História do Ensino Básico que é como trabalhar as temáticas indígenas em sala de aula, após a implementação da Lei nº 11.645/2008. A partir da referida lei, analisou-se os currículos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Referência de Minas Gerais e a Matriz Curricular da Rede Municipal de Belo Horizonte. Fez-se um levantamento histórico e bibliográfico sobre os povos indígenas em Minas Gerais na contemporaneidade, no intuito de contribuir no combate a um dos vários equívocos existentes sobre os povos indígenas, o de que eles fazem parte apenas do passado. Contou com uma metodologia de cunho qualitativo com aspectos da pesquisa quantitativa, focado na pesquisa-ação. A questão de pesquisa que norteou a investigação desta dissertação foi o ensino das histórias e culturas dos povos indígenas de Minas Gerais promovendo o interesse dos estudantes do Ensino Fundamental II pela temática de suma importância para a compreensão da formação pluriétnica de nosso país. Ouvir os povos indígenas e ampliar o uso de fontes nas aulas de História é fundamental para que se possa entender a dinâmica de construção dessa narrativa polifônica que se busca no entendimento de uma história outra. É importante destacar o protagonismo desses sujeitos em diferentes áreas (audiovisual, etnomídia, literatura, trabalhos de conclusão de curso dos estudantes do FIEI etc.). O produto desta dissertação foi uma Aula Histórica, enquanto metodologia, aplicada nas aulas e módulos ministrados junto aos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental II, utilizando os recursos digitais disponíveis e possíveis, devido ao período pandêmico. A Aula Histórica, baseada na matriz da Didática da História de Jörn Rüsen, tem como parâmetro a consciência histórica dos estudantes entendida como saberes intrínsecos a cada ser humano, respeitando a narrativa de cada sujeito – não mais entendida como saberes preliminares ou iniciais para a pesquisa. A escola referência foi a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves localizada à rua Rad. Joaquim da Fonseca, 45, Céu Azul, Belo Horizonte (MG). Além da Aula Histórica, objetivou-se que os estudantes produzissem material informativo identificando a historicidade e cultura dos povos indígenas de Minas Gerais, organizado em um e-book. Criou-se um perfil no Instagram para os professores e professoras de História acessarem alguns dos materiais coletados ao longo do processo de desenvolvimento da pesquisa, assim como acessarem o e-book. Esta pesquisa não pretendeu encontrar e disponibilizar respostas definitivas sobre sua questão motivadora, mas estimular reflexões-ações para a valorização das culturas indígenas, principalmente dos povos indígenas em Minas Gerais, contribuindo para uma formação antirracista dos estudantes do Ensino Fundamental II, por meio das aulas de História.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60627
Fecha del documento: 30-ene-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.