Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60632
Type: Dissertação
Title: Os conceitos de criança anormal, criança-problema e criança excepcional em produções brasileiras: contribuições da história da psicologia para a educação especial
Authors: Cristina Rodrigues de Oliveira Lima
First Advisor: Raquel Martins de Assis
First Co-advisor: Adriana Araújo Pereira Borges
First Referee: Adriana Araújo Pereira Borges
Second Referee: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Third Referee: Érika Lourenço
Abstract: O campo da Educação Especial estabeleceu relações com a Psicologia, a Psiquiatria e a Medicina, iniciadas em seus primórdios e que permanecem até os tempos atuais. O foco de atuação destas áreas de conhecimento recaiu sobre diversas categorias diagnósticas que foram se transformando com o tempo. No início do século XX, destaca-se a categoria “criança anormal”. Buscando compreender quais possíveis contribuições da área da Psicologia para a construção histórica deste conceito, que se articula com outros como criança difícil de educar, criança-problema e criança excepcional, essa pesquisa investigou e discutiu a utilização destes termos no Brasil, a partir das obras de importantes autores brasileiros. Sem desconsiderar a relevância e a relação com os demais campos, a pesquisa fundamenta-se na História da Psicologia e foi realizada a partir da análise de fontes primárias e secundárias, com ênfase nos Manuais de Introdução à Psicologia e em Revistas Pedagógicas que circulavam na época, buscando evidenciar e debater as raízes dos termos, as diversas classificações e características das crianças, os tipos de diagnósticos, os métodos para tratar e educar, bem como o desuso dos conceitos. A análise foi realizada a partir da História dos Conceitos, cuja premissa utilizada por Koselleck, considera por um lado, a existência de uma tensão constante entre a sociedade e sua mudança, por outro, o processamento e a elaboração linguística situada em um tempo histórico. Os resultados demonstram que o conceito de criança anormal, originalmente europeu, já circulava no Brasil, nos primeiros anos da década de 1920 e possuía a concepção médica da deficiência como base. Na década seguinte, o conceito de criança problema emerge para classificar os casos intermediários, ou seja, para classificar aquelas crianças que, embora não tivessem nenhuma patologia, apresentavam inadaptação escolar, às regras ou à sociedade. Neste mesmo período, Helena Antipoff contribuiu para que o conceito de criança excepcional substituísse o conceito de criança anormal nos documentos oficiais e, consequentemente, na nomeação usada em outras publicações. Portanto, este estudo revelou que na década de 1930, os três conceitos (criança anormal, criança problema e criança excepcional) foram usados de forma simultânea.
Abstract: The field of Special Education has established relationships with Psychology, Psychiatry and Medicine, which began in the early days and continue to this day. The focus of action of these areas of knowledge fell on several diagnostic categories that were transformed over time. At the beginning of the 20th century, the category “abnormal child” stands out. Seeking to understand what possible contributions from the field of Psychology to the historical construction of this concept, which is articulated with others such as difficult child to educate, problem child and exceptional child, this research investigated and discussed the use of these terms in Brazil, from the works by important Brazilian authors. Without disregarding the relevance and relationship with other fields, the research is based on the History of Psychology and was carried out from the analysis of primary and secondary sources, with emphasis on Manuals of Introduction to Psychology and Pedagogical Magazines that circulated at the time. , seeking to highlight and discuss the roots of the terms, the different classifications and characteristics of children, the types of diagnoses, the methods for treating and educating, as well as the disuse of concepts. The analysis was carried out from the History of Concepts, whose premise used by Koselleck, considers, on the one hand, the existence of a constant tension between society and its change, on the other hand, the linguistic processing and elaboration situated in a historical time. The results show that the originally European concept of an abnormal child was already circulating in Brazil in the early 1920s and had the medical conception of disability as its basis. In the following decade, the concept of problem child emerged to classify intermediate cases, that is, to classify those children who, despite not having any pathology, were unable to adapt to school, rules or society. In this same period, Helena Antipoff contributed to the concept of exceptional child replacing the concept of abnormal child in official documents and, consequently, in the naming used in other publications. Therefore, this study revealed that in the 1930s, the three concepts (abnormal child, problem child and exceptional child) were used simultaneously
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60632
Issue Date: 28-Apr-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Cristina Rodrigues de Oliveira Lima.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons