Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60642
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDarlen Andrade Costapt_BR
dc.creatorPoueri do Carmo Mariopt_BR
dc.creatorLuiz Rodrigo Cunha Mourapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T14:04:53Z-
dc.date.available2023-11-08T14:04:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage158pt_BR
dc.citation.epage187pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.177pt_BR
dc.identifier.issn2236210Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60642-
dc.description.resumoA identificação e análise das variáveis de decisão capazes de determinar uma aquisição, bem como a inovação de processos aplicada as atividades de Compras das organizações, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em ambientes altamente competitivos. Neste contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais asvariáveis determinantes da decisão de compras em uma indústria metalúrgica no Brasil, bem como identificar a utilização de Inovação de Processos nas atividades de compras que contribua para o aumento de competitividade da organização. Para tanto, por meiode uma abordagem qualitativa com fins exploratórios, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada à realização de pesquisa documental e pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras da empresa. Em seguida, os dados coletados foram analisados por meio de “Combinação Padrão” proposta por Yin (2010). Em síntese, das dezessete variáveis de decisão determinantes de compras preconizadas pela literatura especializada utilizada neste estudo, a metodologia aplicada permitiu identificar dezesseis delas em efetiva utilização. Constatou-se também a ocorrência de Inovação de Processo nas atividades de compras da empresa conforme recomenda a OCDE (2005) através do manual de Oslo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Inteligência Competitivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDecisão de compras nas organizaçõespt_BR
dc.subjectVariáveis determinantes de compraspt_BR
dc.subjectInovação de processospt_BR
dc.subject.otherCompraspt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.titleVariáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev/article/view/177/pdf_72pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VARIÁVEIS DETERMINANTES DE COMPRAS E INOVAÇÃO DE PROCESSOS.pdf4.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.