Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60643
Tipo: Dissertação
Título: “Todo mundo acha que pode dizer o que a gente deve fazer”: o processo de inserção de pedagogas revelado nos cadernos de planejamento
Autor(es): Silvia Ulisses de Jesus
primer Tutor: Claudia Starling Bosco
primer miembro del tribunal : Filomena M. Arruda Monteiro
Segundo miembro del tribunal: Silvana Soares de Araújo Mesquita
Tercer miembro del tribunal: Vanessa Regina Eleutério Miranda
Resumen: A inserção profissional docente tem sido um desafio para os mais diversos campos da sociedade: educacional, político, social e econômico. No Brasil são poucas as iniciativas institucionais para o acolhimento dos professores principiantes que enfrentam nos primeiros anos de docência desafios que impactam na sua permanência ou desistência da profissão. Este estudo objetivou compreender o processo de inserção vivenciado por pedagogas que estão iniciando no cargo de professoras dos anos iniciais acerca da elaboração dos cadernos de planejamento de ensino. De modo específico, buscou-se analisar o planejamento de ensino de professoras em início de carreira, considerado a partir das narrativas de três pedagogas que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas dos municípios de Sabará e de Belo Horizonte. Os pressupostos teórico-metodológicos mobilizados na pesquisa (auto)biográfica foram a entrevista narrativa, tendo ainda os cadernos de planejamento de ensino como dispositivos de investigação e de formação. O trabalho fundamenta-se em estudos que discutem o ensino e a formação docente tais como Candau (2014, 2015), Marcelo Garcia (1999), Batista (2008), Gatti (2009, 2017), Cruz (2018, 2020, 2021), bem como nos estudos da pesquisa (auto)biográfica conforme Souza (2004; 2014), Josso (2005), Passeggi (2010), Costa (2018), Ravagnoli (2018), Jovchelovitch e Bauer (2002). Os resultados evidenciaram que as docentes participantes enfrentaram sentimentos paradoxais no processo de inserção profissional, que perpassaram a alegria, as tensões e os desafios envolvendo a estabilidade na carreira por meio do concurso público. Nesse processo, os cadernos de planejamento emergiram como uma ferramenta importante da inserção profissional das docentes na carreira e no desenvolvimento de sua profissionalidade. E ainda revelou que as professoras elaboravam dois tipos de planejamentos, um para organizar as aulas no dia a dia e outro burocrático para ser entregue a gestão. Na produção desses planejamentos verificou-se que as participantes recorriam à diferentes fontes como por exemplo, os conhecimentos teóricos adquiridos na graduação, a memória afetiva de professoras que as marcaram na infância, as experiências adquiridas em outros campos de trabalho, os livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular. O estudo propôs como recurso educacional a construção de um projeto de extensão nomeado “Casos de Ensino COM professores(as) - contando nossas experiências formativas e docentes”, vinculado ao grupo de pesquisa LapenSI (Laboratório de Pesquisa em Experiência de Formação e Narrativas de SI) realizado com professores e professoras na dimensão da formação reflexiva sobre a prática docente.
Abstract: The professional insertion of teachers has been a challenge for the most diverse fields of society: educational, political, social and economic. In Brazil, there are few institutional initiatives to welcome beginning teachers who has faced challenges in their first years of teaching, what impact their permanence or withdrawal from the profession. This study aimed to understand the insertion process experienced by pedagogues who are starting to work as teachers in the early years regarding the elaboration of teaching planning notebooks. Specifically, we sought to analyze the teaching planning produced by teachers at the beginning of their careers, considered from the narratives of three pedagogues who worked in the early years of Elementary Education in public schools in the municipalities of Sabará and Belo Horizonte. The theoretical-methodological assumptions mobilized in the (auto)biographical research were the narrative interview, with the teaching planning notebooks as research and training devices. The work is based on studies that discuss teaching and teacher training, such as Candau (2014, 2015), Marcelo Garcia (1999), Batista (2008), Gatti (2009, 2017), Cruz (2018, 2020, 2021 ), as well as in (auto)biographical research studies according to Souza (2004; 2014), Josso (2005), Passeggi (2010), Costa (2018), Ravagnoli (2018), Jovchelovitch and Bauer (2002). The results showed that the participating teachers faced paradoxical feelings in the process of professional insertion, which permeated joy, tensions and challenges involving career stability through the public tender. In this process, the planning notebooks emerged as an important tool for the professional insertion of teachers in their careers and in the development of their professionality. It also revealed that the teachers elaborated two types of planning, one to organize the classes day by day and another one bureaucratic to be handed over to the management. In the production of these plans, it was verified that the participants resorted to different sources, for instance, the theoretical knowledge acquired in graduation, the affective memory of teachers who marked them in childhood, the experiences acquired in other fields of work, textbooks and the Common National Curriculum Base. The study proposed as an educational resource the construction of an extension project named “Teaching Cases WITH teachers - telling our training and teaching experiences”, linked to the research group LapenSI (Laboratory of Research in Training Experience and IS Narratives) carried out with male and female teachers in the dimension of reflective training on teaching practice.
Asunto: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60643
Fecha del documento: 27-abr-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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