Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60652
Type: Artigo de Evento
Title: Relações entre ações docentes favoráveis ao ensino envolvendo argumentação e habilidades argumentativas manifestadas por estudantes
Other Titles: Relations between actions that encourage argumentation-based teaching and students’ argumentative skills
Authors: Stefannie de Sá Ibraim
Rosária da Silva Justi
Abstract: Apresentamos uma análise das ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação (AFEEA) manifestadas por uma professora e das habilidades argumentativas (HA) mobilizadas por alunos, e tecemos considerações sobre como elas se relacionam. Os dados foram coletados em situações reais de ensino: duas aulas foram registradas em vídeo. Para a análise dos dados, utilizamos um conjunto de AFEEA e HA apresentados na literatura. Os resultados indicam que: (i) há relação entre a natureza das AFEEA mobilizadas pela professora e as HA manifestadas pelos estudantes; (ii) os estudantes podem mobilizar HA diferentes das estimuladas pelas AFEEA; e (iii) alguns tipos de AFEEA contribuem menos para a mobilização de HA pelos estudantes. Defendemos que professores, em formação inicial ou continuada, devem ter oportunidades de discutir sobre e aprender as AFEEA devido às suas relações com as HA. Ainda, apontamos possibilidades de novas pesquisas sobre o assunto.
Abstract: We present an analysis of the Actions that Encourage Argumentation-Based Teaching (AEABT) mobilized by a teacher and Argumentative Skills (AS) used by students, as well as considerations about how they are related. Data were collected in real teaching situations: two classes were videorecorded. For data analysis, we applied a set of AEABT and AS presented in the literature. The results indicate that: (i) there is a relationship between the nature of the AEABT mobilized by the teacher and the AS used by the students; (ii) students can use AS different from those stimulated by the teacher’s AEABT; and (iii) some types of AEABT contribute less to the use of AS by students. We argue that teachers, whether preor inservice ones, should have opportunities to discuss and learn about AEABT due to their relation to AS. Additionally, we point out possibilities for further research on the subject.
Subject: Professores - Atitudes
Ciência - Estudo e ensino
Didática
Prática de ensino
Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60652
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0278-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.