Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarmela Maria Polito Bragapt_BR
dc.creatorAna Liddy Cenni de Castro Magalhãespt_BR
dc.creatorDimas Alberto Gazolla Palharespt_BR
dc.creatorLuiz Machadopt_BR
dc.creatorMarcelo Cardosopt_BR
dc.creatorMaria Teresa Paulino Aguilarpt_BR
dc.creatorRoberto Márcio da Silvapt_BR
dc.creatorVirgínia Sampaio Teixeira Ciminellipt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T22:24:44Z-
dc.date.available2023-11-08T22:24:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage43247pt_BR
dc.citation.epage43262pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34117/bjdv8n6-049pt_BR
dc.identifier.issn2525-8761pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60685-
dc.description.abstractApresenta-se a estrutura do Programa Acadêmico Grandes Desafios para a Engenharia (Grand Challenge Schollars Program -GCSP) da Escola de Engenharia da UFMG, vinculado a National Academy of Engineering-NAE. Esse Programa Acadêmico tem uma visão aspiracional de formação de engenheiros preparados para os desafios da Engenharia no século XXI, e é baseado em metodologia integradora, voltada para a formação de competências críticas, com foco em soluções para problemas globais. Ele cria oportunidades para cooperar, bem como desenvolver competência multicultural e multidisciplinar, competência social e comprometimento. Atualmente, os cursos da Escola de Engenharia da UFMG estão se adaptando para atender às novas diretrizes nacionais para cursos de Engenharia no Brasil, publicadas em janeiro de 2019, e o GCSP pode ser visto como um programa piloto, capaz de transformar a metodologia, a mentalidade e as ferramentas educacionais e tecnológicas que utiliza, em alternativa para todos os cursos de engenharia da UFMG. O Programa iniciou suas atividades na Escola de Engenharia em 2020, definindo critérios para o seu funcionamento, sua organização interna, e iniciando a apresentação do Programa aos estudantes, mesmo com os desafios e limitações impostos pela pandemia de Covid-19. Apresentam-se, também, as primeiras iniciativas do Programa, de acesso amplo aos estudantes interessados da Escola de Engenharia, aberto à participação de estudantes de outros cursos, como a Chamada No.01/2020 –Covid-19 e a I Oficina de Sustentabilidade, realizada em 2021.pt_BR
dc.description.resumoThe structure of the Grand Challenges Scholars Program (GCSP) of the Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, School of Engineering, linked to the National Academy of Engineering (NAE) former initiative, is presented. This academic program has an aspirational vision of educating professionals for facing the challenges of engineering in the twenty-first century. The approach is based on an integrative methodology, geared toward the formation of critical competencies, with a focus on solutions to global problems. It creates opportunities for cooperation, as well as develops multicultural and multidisciplinary competencies, social ability, and commitment. Currently, the courses at the UFMG School of Engineering are adapting to meet the new national guidelines for Engineering courses in Brazil, published in January 2019, and the GCSP is a pilot program, capable of transforming the methodology, the mentality, and the educational and technological tools it uses, into an alternative for all engineering courses at UFMG. The Program started its activities in the School of Engineering in 2020, despite the challenges and limitations imposed by the Covid-19 pandemic. The operational criteria and the internal organization were defined, and the Program was introduced to the students. The first initiatives of the Program - with broad access to engineering students and open to the participation of students from other areas - included the Call No.01/2020 - Covid-19 and the I Sustainability Workshop, held in 2021.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRÔNICApt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURASpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGCSPpt_BR
dc.subjectAcademic programpt_BR
dc.subjectGrand challenges Scholars Programpt_BR
dc.subjectIntegrative methodologypt_BR
dc.subjectCompetency formationpt_BR
dc.subject.otherEscolas de engenhariapt_BR
dc.titleGrand challenges scholars program - GCSP at the engineering school, Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativePrograma Acadêmico Grandes Desafios para a engenharia, escola de engenharia, Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48888pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2010-5024pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0121-0881pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.